Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/05/2021-15h18

Udesc Ceart inaugura Espaço Inovador de Ensino - Espine, nesta quinta-feira

Evento será em forma de lives que falarão sobre Inovações e Pensamento Crítico no Ensino

Espine Ceart conta com ambiente colirido e com elementos naturais, localizado no Bloco Amarelo. Foto: Karin Vanelli.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) irá inaugurar na próxima quinta-feira (27) o Espaço Inovador de Ensino (Espine), fisicamente localizado no prédio do Bloco Amarelo do centro. A programação de lançamento acontecerá por meio de lives no canal do YouTube da Udesc Ceart e do canal do projeto de extensão Dito Efeito Literário, e preveem cursos e oficinas sobre o uso de tecnologias no ensino, gamificação nas artes, literatura e o desenvolvimento humano. 

O objetivo do Espine é propor percursos que abordem conteúdos técnicos, sociais, críticos e emocionais, com aulas e oficinas inovadoras e uso de tecnologias educacionais. O projeto visa difundir a cultura da prototipagem, da experimentação, e a produção de novos saberes.

Conduzido pela Direção de Ensino de Graduação e pela Direção Geral do Ceart, dirigidas pelas professoras Regina Finck e Cristina da Rosa, respectivamente, o Espine Ceart foi efetivado por um edital lançado pela da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Udesc, seguindo a proposta de interatividade do ensino-aprendizagem lançados na gestão 2016-2020, da universidade.

“Um dos fortes valores agregados à proposta é o empenho das novas tecnologias no desenvolvimento do pensamento crítico da comunidade. Inovar é humanizar o ensino”, afirma Cristina da Rosa. Para Regina Finck, outro aspecto essencial do projeto é “a formação continuada do professor e a possibilidade de os alunos de Música, Teatro, Moda, Design e Artes Visuais poderem testar suas ideias, e colocá-las em prática".

Estruturação do Espine: um ambiente interdisciplinar

O Espine Ceart conta com materiais, cores e elementos naturais que aproximam o olhar humano daquilo que é vivo. De acordo com a bibliotecária e coordenadora do projeto no Ceart, Karin Vanelli, são conceitos da biofilia que contribuem, inclusive, na concentração para a aprendizagem, e estará aberta para a comunidade acadêmica assim que as restrições da pandemia forem suspensas.

Mediação do conhecimento, encontros de literatura, proposta de desafios, e mapeamento de oportunidades de inovação, para além da locação da sala equipada, hoje com óculos de realidade virtual, impressora e scanner 3D, microcomputadores, tela interativa e mesa de desenho digital são alguns dos serviços oferecidos pelo espaço.

A coordenadora tem por objetivo agregar às atividades do Espine à oferta de serviços tal como o Programa de Aprendizagem – Como tornar-se estudante e leitor? Que reúne técnicas de organização e leitura para que o aluno crie seu sistema de estudos. “Os serviços de informação, a produção de conteúdo acadêmico em diferentes formatos, aproximam alunos, professores e a comunidade, do conhecimento produzido na universidade. É um caminho para inovar a relação com o público”, acrescenta Karin.

Desse modo, o objetivo se concretiza: um espaço interdisciplinar que promete trazer mudanças na forma de ensinar, aprender e colocar na prática os conhecimentos adquiridos na universidade. “O Espine Ceart é um espaço interdisciplinar dedicado à colaboração, e a parceria com disciplinas e projetos de extensão, pesquisa e ensino do centro, que vão assegurar uma programação contínua”, completa a diretora-geral do Ceart.

Programação de lançamento:

- Quinta-feira, 27 de maio, às 16h: Cerimônia de lançamento do Espine Ceart. Live: “Gamificação nas artes? Aproximações com o ensino e o fazer artístico” com a Prof. Dra. Ana Beatriz Bahia;

- Sexta-feira, 28 de maio, às 17h: Live “Inovação e Tecnologias no Ensino” com a Prof. Dra. Arlete Petry;

- Sexta-feira, 28 de maio, 19h:  Live “Literatura e Desenvolvimento Humano” com a Prof. Msc. Carla Sousa.

Sugestões e informações:

Um grupo de trabalho para o Espine Ceart foi formado e está prospectando ideias inovadoras para o espaço. Deixe aqui a sua sugestão. Entre em contato pelo e-mail: karin.vanelli@udesc.br.

Conheça mais do projeto no site e ative o lembrete do YouTube para não perder as atividades de lançamento do Espine Ceart.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h