Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2023-18h12

Udesc Ceart promove simpósio Trovadores, Repentistas e Cantadores nos dias 28 e 29 de março

Nos dias 28 e 29 de março ocorre no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, o simpósio "Trovadores, Repentistas e Cantadores: medievalidade e poética do improviso". Na programação haverá palestras, oficinas, apresentações artísticas e um concerto de encerramento, sendo todas as atividades gratuitas e abertas ao público.

O simpósio investiga as relações entre a poesia e a música, entrelaçadas ao improviso na prática musical e na performance. O evento tem como foco o galego-português, língua românica falada durante a Idade Média na região de Portugal e da Galícia (noroeste da Espanha), as cantigas provençais (cantigas de amigo, cansó) e a musicalidade da poesia cantada nordestina (denominada repente, cantoria, romance).

“Ao colocar lado a lado especialistas nestas áreas divergentes, porém correlatas, o simpósio visa promover o debate sobre as matrizes da cultura musical brasileira”, afirma o professor Luis Henrique Fiammenghi, coordenador do evento.

O evento ocorre das 8h30 às 12h e das 14h às 18h nos dois dias de realização, no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. Na quarta-feira, dia 29, será realizado o concerto de encerramento “Música Medieval: Cantigas de Santa Maria, Trovadores Provençais", às 20h, na Igreja da Lagoa da Conceição. O concerto terá a participação do músico e professor espanhol Antoni Rossel, no canto; e dos professores da Udesc Valeria Bittar, nas flautas medievais e renascentista; e Luiz Fiaminghi, nas rabecas.

Não é necessário realizar inscrição prévia no simpósio. Os participantes receberão certificado correspondente a 12horas/aula. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc, e coordenado pelo projeto de pesquisa "A Vez e a Voz da Rabeca".

Confira a programação completa aqui.

Sobre os convidados

Antoni Rossell, professor da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha, se autodefine como “um trovador contemporâneo”. Ele é professor de Filologia Românica e diretor do Arxiu Occità (Insituto de Estudos Medievais, UAB). Faz parte do conselho editorial de revistas na Espanha e no exterior. Como intérprete, cantor e compositor, gravou diversos álbuns de repertórios medievais. É autor de livros e artigos sobre poesia e música medieval, especialmente das tradições occitânicas e galegas (Cantigas de Santa Maria).

João Miguel Sautchuk é professor e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), no Instituto de Ciências Sociais e do Departamento de Antropologia. João Miguel é autor do livro “A poética do improviso: prática e habilidade no repente nordestino”, resultado da sua tese de doutorado sobre os repentistas e cantadores nordestinos, investigados sob o ângulo da antropologia da prática.

Caio Padilha é cantador, rabequeiro, ator e artista. Como pesquisador da cultura popular, coordena o blog “Memórias da Rabeca” e recém defendeu sua dissertação de mestrado sobre o célebre cantador potiguar Fabião das Queimadas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luciano Py de Oliveira é professor no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É autor da dissertação “A Música na Cantoria em Campina Grande (PB): estilo musical dos principais gêneros poéticos”, uma referência para a questão musical na cantoria.

Serviço:

O quê: Simpósio "Trovadores, Repentistas e Cantadores: medievalidade e poética do improviso";
Quando: 28 e 29 de março, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.
Onde: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart – Av. Madre Benvenuta , 1907, Itacorubi , Florianópolis/SC.
Quanto: Gratuito.
Mais informações: Confira a programação completa aqui.

O quê: Concerto “Música Medieval: Cantigas de Santa Maria, Trovadores Provençais” ;
Quando: 29 de março, às 20 h.
Onde: Igreja da Lagoa da Conceição. Rua Francisca Luiza Vieira, nº 220, Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC.
Quanto: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h