Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/03/2023-19h29

Udesc Ceart promove oficina prática de repertório de choro

O programa de extensão Tomada Um, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a oficina gratuita "Prática de Repertório de Choro", em parceria com projeto "Tocando a História do Choro", da Escola Portátil de Música de Florianópolis. As aulas terão início no dia 20 de março e serão realizadas todas as segundas-feiras, das 18h30 às 21h, no Departamento de Música.

Ministrada por Geraldo Vargas, a oficina tem 40 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo formulário online. Após o processo seletivo a vaga irá ser confirmada. Os músicos e estudantes internos e externos são selecionados a partir da experiência em seus instrumentos e conforme a quantidade de instrumentos por naipe, violões, cavaquinhos, bandolins, violinos, percussão, flautas, etc.

As aulas acontecerão por meio de encontros semanais de músicos e estudantes de música, com a aplicação em grupo dos elementos fundamentais do choro como dinâmica e interpretação, ritmos e variações, execução de choro em grupo, contraponto e improvisação no choro. Todos os instrumentos musicais podem participar da oficina: cordas, sopro, piano e percussão.

Além da parte prática, no início de cada encontro será ministrada a aula de "Apreciação e História do Choro", que trata do desenvolvimento histórico do choro a partir da exposição de áudios, vídeos, fotos, documentos e ilustrações musicais. 

Currículo do ministrante
Geraldo Vargas é músico desde os anos 80. Em suas apresentações interpreta, além de suas composições, obras de compositores históricos e contemporâneos do gênero. Geraldo desenvolve em Santa Catarina vários projetos culturais como o "Tocando a História do Choro", com apresentações da Orquestra de Choro Campeche e oficinas de música gratuitas para alunos de escolas públicas; e o Festival Nacional de Choro da Primavera de Florianópolis. Também desenvolve projetos sociais, a exemplo do "Música Brasileira nas Comunidades" com o ensino semanal voluntário de instrumentos musicais para crianças e adolescentes. Ele dirige a Escola Portátil de Música de Florianópolis.

Serviço:

O quê: Oficina de Prática de Repertório de Choro;
Quando: Às segundas-feiras, com início dia 20 de março, das 18h30 às 21h;
Onde: Departamento de Música da Udesc Ceart . Av. Madre Bevenuta , 1907, Itacorubi , Florianópolis-SC;
Inscrições: No site da Escola Portatil de Música de Florianópolis;
Quanto: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h