Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2016-17h00

Udesc realiza oficina gratuita de técnica Klauss Vianna

Jussara Miller, ministrante da oficina de técnica Klauss Vianna, em apresentação do espetáculo “Nada Tudo Pode”. Foto: Leo Lin

O Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará uma oficina de técnica Klauss Vianna com a coreógrafa Jussara Miller, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. A atividade ocorre  de 21 a 24 de novembro, na sala Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart), das 17h30 até as 20h30. O evento é gratuito e com inscrições limitadas para toda a comunidade.

A técnica Klauss Vianna, criada pelo coreógrafo e educador brasileiro de mesmo nome, busca desenvolver as pesquisas no campo das artes corporais, focando a flexibilização da postura e a percepção corporal.

A oficina ministrada por Jussara Miller tem como principal objetivo fazer com que o participante perceba com maior intensidade o seu corpo, desenvolvendo o ritmo de cada um. Além de também divulgar para o público, envolvido ou não com as artes performativas, os fundamentos da principal técnica de educação somática e percepção corpórea desenvolvida no Brasil.

Durante o curso são trabalhados os seguintes tópicos:

• A presença corporal: auto-observação conduzida pelos sentidos do corpo;
• Espaços articulares: reconhecimento e estudo do movimento parcial e total;
• A pesquisa do peso do corpo como impulso e como fluxo de movimento;
• As características dos apoios do corpo: estudo dos pontos de apoio no chão;
• Resistência: estudo da gradação do tônus muscular;
• As oposições ósseas: ação organizada que dirige o movimento;
• A pesquisa do eixo global: integração do corpo com a força da gravidade;
• Vetores de força no corpo: uso de direções ósseas para acionar musculaturas;
• A expressão do movimento: ações e suas sensações e reverberações;
• Reflexão crítica sobre os temas trabalhados e sua contextualização.

No primeiro dia, 21, das 17h30  às 18h30, será realizado a palestra A técnica Klauss Vianna e a escuta do corpo, seguido da parte prática. Nos dias seguintes só serão realizadas as práticas das 17h30 às 20h30.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário de inscrição online. O curso tem 15 vagas e será fornecido certificado aos participantes. A oficina é uma atividade do programa de extensão Flauta Doce Performance e Didática, coordenado pela Profª Valeria Bittar.

Sobre a ministrante

Jussara Miller é bailarina, coreógrafa, diretora e educadora somática. É graduada, mestre e doutora em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Curso de Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1988 iniciou sua pesquisa sobre o movimento consciente, tendo como professores: Klauss Vianna e seu filho Rainer Vianna.
Posteriormente foi professora da Escola Klauss Vianna, em São Paulo e diretora,coreógrafa e bailarina da Cia de Dança Quase Mudo (1994-1999). Foi idealizadora e curadora dos eventos de Dança: Ciclo Klauss Vianna-2002 e Festival CPFL de Dança Contemporânea Klauss Vianna-2005, ambos realizados em Campinas, São Paulo.

É diretora e professora doSalão do Movimento, que fundou em 2001, um espaço de pesquisa e criação em Dança em Campinas que proporciona atividades que têm como foco a reflexão do corpo e o estudo do movimento, direcionado a adultos e crianças. É autora dos livros "A Escuta do Corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna" e “Qual é o corpo que dança" (Summus). Recebeu 15 prêmios na área de dança, sendo dois deles da Funarte e um da Caixa Cultural.

Serviço:

O QUÊ: Oficina de Técnica Klauss Vianna – Escuta do Corpo.
QUANDO: 21 a 24 de novembro, das 17h30 às 20h30.
ONDE: Sala Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Oficina gratuita e aberta à comunidade, inscrições pelo formulário online.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h