Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2013-15h31

Udesc prorroga inscrições de apresentações e trabalhos para mostra internacional de flauta doce


Estão prorrogadas, até 20 de setembro, as inscrições para apresentações artísticas e trabalhos na 1ª Mostra Internacional de Flauta Doce – Performance e Didática (Aulos), que ocorrerá no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, de 17 a 20 de outubro.

O evento tem como objetivo a formação de professores que atuam no ensino da flauta doce nas escolas, em diálogo com a pesquisa sobre a performance desse instrumento.

"A mostra porá em evidência a versatilidade da flauta doce, considerada há quase um século o instrumento nuclear, a célula tronco do ensino musical escolar e da performance da música antiga e também da música contemporânea, neste momento de extrema importância nacional que aponta para a ampliação, o aprofundamento e o aperfeiçoamento do ensino de música no Brasil", afirma a coordenadora do evento, Valeria Bittar, que é flautista e docente do Departamento de Música.

A mostra conta ainda com a organização do programa de extensão Música e Educação (Muse), da Udesc Ceart, além de ter apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Inscrição de trabalhos

A mostra receberá propostas de artigos, composições musicais para flauta doce e apresentações artísticas, que serão avaliadas pela comissão artística e científica do evento.

Cada autor ou coautor pode submeter, no máximo, três trabalhos, independentemente da modalidade, devendo preencher a ficha e enviar os trabalhos para aulos.mostra@gmail.com, com o assunto "Mostra Internacional de Flauta Doce – Envio de trabalho". No site do evento, estão descritas as temáticas possíveis e as normas para as inscrições.

Programação

A 1ª Mostra Internacional de Flauta Doce homenageará o flautista suíço Conrad Steimann, que realizará um concerto solo e uma conferência no evento sobre o trabalho que desenvolve há mais de 20 anos com flautas da Grécia Clássica, pesquisando e reconstruindo o trajeto de construção desses instrumentos e da música daquele período. Além disso, Steinmann apresentará a música para flauta doce da Idade Média e do Renascimento.

O evento também terá apresentações artísticas dos flautistas Luis Beduschi – catarinense, intérprete de música para flauta doce do barroco – e Cesar Villavicencio, de São Paulo, que interpretará obras dos séculos 20 e 21.

Cinco mesas-redondas estão marcadas, com a presença de professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Oficinas de flauta doce, danças do período renascentista, composição contemporânea para flauta doce e reflexões sobre a didática da flauta doce na musicalização escolar também estão na programação do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h