Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/03/2017-16h41

Udesc sedia palestra sobre representação da mulher na década de 20

Margo Lion, uma das artistas que será abordada na palestra. Foto: Reprodução
Realizada pelo Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a palestra: "Nova mulher: medos, tensões, distanciamentos, representantes e representações nos palcos do cabaré berlinense" acontece na próxima segunda-feira, 3 de abril, às 14h30, no Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC).

O evento, que discutirá o fenômeno mundial da Nova Mulher, característico da década de 1920, na Alemanha, será ministrado pela doutora Lívia Sudare, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A palestra é gratuita e aberta a todas ao público.

A Nova Mulher simbolizava a liberdade social feminina, mas também a modernização da economia e as tensões político-sociais. Fenômeno marcante do início do século passado, a Nova Mulher era uma das temáticas principais das canções e quadros de cabarés. Estas obras, desenvolvidas majoritariamente por homens, revelavam tipificações femininas construídas a partir da projeção masculina. 

Através do aprofundamento nas trajetórias artísticas de personalidades como Claire Waldoff, Anita Berber e Margo Lion, a palestrante Lívia Sudare pretende confrontar estas tipificações, a partir da própria característica marcante destas artistas em contrariar estas representações.

Serviço:

O QUÊ: Palestra "Nova mulher: medos, tensões, distanciamentos, representantes e representações nos palcos do cabaré berlinense".
QUANDO: 3 de abril, às 14h30.
ONDE: Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h