Prof. Dr. Célio Teodorico dos Santos
Projeto de Pesquisa: Processos de Desenho Manual e Computadorizado como Forma de Expressão Bidimensional no Design e no Ensino de Graduação
Descrição: O ensino do desenho é parte integrante do processo de design como uma forma de comunicação de projeto, para os envolvidos direta ou indiretamente por ele. O objeto de estudo desta pesquisa investiga as diferentes formas de representação, suas técnicas, materiais, linguagem e sua inserção no ensino com o intuito de desenvolver as habilidades dos alunos para a representação de formas de objetos diversos e peças gráficas no campo do design. Desenvolver material didático sobre técnicas de representação gráfica (desenho à mão livre e desenho computadorizado 2D e 3D), para representação de formas tridimensionais, focado na melhoria da capacidade técnica e de comunicação do aluno, em diferentes níveis de complexidade. Auxiliar na integração das fases e etapas de projeto por meio do ensino de desenho como forma de expressão e de produção de ideias. Desenvolver uma linguagem própria estimulando as potencialidades do aluno e características particulares de estilo. Filmar e fotografar o processo de ensino aprendizagem, e avaliar o material didático desenvolvido. Publicação dos resultados alcançados.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Profª. Drª. Daniela Novelli
Projeto de Pesquisa: Alta Moda, Cultura Visual e Democratização do Luxo: dos Fashion Plates ao Instagram
Descrição: A cultura visual na era digital, pensada no contexto do luxo, implica em sua própria ressignificação. Tendo como objetivo identificar os impactos comunicacionais, estéticos, socioculturais e econômicos da globalização do luxo sobre a cultura visual contemporânea de marcas da Alta Moda francesa, essa pesquisa de caráter descritivo tem finalidade básica e natureza qualitativa. Por meio de Análise Semiótica, utiliza ainda técnicas de coleta de dados como pesquisa bibliográfica, documental e in loco. Pretende-se com os resultados encontrados contribuir não somente para alargar a compreensão de um fenômeno sociocultural e econômico do tempo presente, mas também repensar novas lógicas criativas, produtivas e comunicacionais do próprio sistema da Moda.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Dulce Maria Holanda Maciel
Projeto de Pesquisa: A inovação de materiais têxteis e modelagem de negócios.
Descrição: Nunca foi tão importante determinar novos modos de projetar, produzir, distribuir e consumir. A maneira como a sociedade atual produz bens e produtos tem nos levado a inúmeros problemas ambientais, o que torna urgente repensarmos limites em termos de produção ou mesmo de escala. Diante deste cenário destaca-se a indústria têxtil e de confecção que tem demonstrado um novo enfoque, substituindo gradativamente atividades tradicionais por atividades tecnológicas de alto nível de agregação de valor, e inovação de requisitos de projeto em termos de materiais têxteis. Assim sendo, neste trabalho objetiva-se identificar inovações tecnológicas em materiais têxteis para aplicar em produtos do vestuário de moda, especificar os requisitos de projeto para sua aplicação em produtos do segmento e elaborar modelos de negócio para a inserção de tais inovações no ambiente empresarial catarinense. A pesquisa é de natureza aplicada, sendo qualitativa quanto ao seu problema de pesquisa e descritiva em relação ao seu objetivo. Os procedimentos técnicos se apoiam pesquisa bibliográfica realizada em livros, teses, dissertações, artigos científicos e nas plataformas digitais. Os resultados esperados com a identificação da inovações em materiais têxteis e com a proposição dos requisitos de projeto, serão aplicados em produtos e posterior elaboração de modelos de negócio que viabilizem economicamente a inserção no mercado. O trabalho está inserido no mestrado do moda PPGModa e será realizado em parceria com empresas catarinenses do setor.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Prof. Dr. José Alfredo Beirão Filho
Projeto de Pesquisa: A atuação das costureiras na Florianópolis dos anos de 1950.
Descrição: O estudo buscará identificar as fontes de referências utilizadas pelas costureiras e clientes que consumiam a roupa sob medida, na década de 1950 em Florianópolis, para obter informações de moda. Por meio da análise bibliográfica e documental de teses, dissertações e acervo têxtil, levantará os valores estéticos, aplicados ao corpo e à moda. Com as mesmas técnicas usadas para registrar a história oral, focalizará as costureiras que atuavam no período a ser estudado, identificando, nas suas práticas, no seu “saber-fazer” na moda, as soluções que desenvolveram para adaptar a moda dos figurinos ao corpo de suas clientes.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Icléia Silveira
Projeto de Pesquisa: Método de diagnostico com indicadores de sustentabilidade: aplicado ao processo produtivo de empresas têxteis e de confecção na utilização das tecnologias da Indústria 4.0.
Descrição: O grande desafio dos setores produtivos das indústrias têxteis e de vestuário é ser sustentável, criando e confeccionando produtos que agradem aos consumidores, mas não degradem o meio ambiente, mesmo sendo sucesso no mercado da moda. Para tanto, os conceitos de Indústria 4.0 trazem um modelo industrial mais sustentável, principalmente na dimensão ambiental da sustentabilidade, com uso eficiente dos recursos naturais. A pesquisa tem como proposta aplicar um método para diagnosticar a utilização das tecnologias da Indústria 4.0 com base em indicadores de sustentabilidade dentro do processo produtivo de empresas têxteis e de confecção. Quanto a solução do problema será aplicada a pesquisa qualitativa, em relação aos objetivos, pesquisa descritiva, realizada nos limites de estudos de caso. Os dados serão coletados, mediante um questionário semiestruturado, que servirá como roteiro para o pesquisador realizar as entrevistas. A amostra da pesquisa contempla 3 indústrias têxteis (uma de grande e duas de médio porte) e 3 industrias de confecção (uma empresa de pequeno porte, uma de grande e uma de médio porte), localizadas na Região do Vale do Itajaí e na Região Sul. Os resultados pretendidos é validar um método para diagnosticar a utilização das tecnologias da Indústria 4.0 com base em indicadores de sustentabilidade dentro do processo produtivo.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Prof. Dr. Lucas da Rosa
Projeto de Pesquisa: Moda, Artesanato e Economia Criativa: Renda de Bilros como Marca e Cultura na Cidade de Florianópolis (SC).
Descrição: Os estudos em moda no Brasil, depois da década de 1990, estão passando por um amadurecimento e expansão para assuntos antes pouco explorados. Diante disso, a pesquisa irá contextualizar a relação do setor de Moda com a Ciência, a Arte e a Tecnologia. Com base nos resultados desse contexto teórico, se estenderá os estudos para conhecer os fundamentos de Economia Criativa - desenvolvidos pelo Ministério da Cultura (MinC) que contemplam a Setorial de Moda - e sua relação com a Indústria da Moda. Depois de fazer essas relações, serão estudadas as Tecnologias disponíveis para o Setor do Vestuário e como são utilizadas na concepção e desenvolvimento de produtos. Para atingir os objetivos propostos será realizada uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e de natureza qualitativa. Dentre os principais procedimentos, as fontes bibliográficas e documentais darão suporte para esta pesquisa, inclusive, será realizada uma pesquisa de campo para estudar sobre o estabelecimento de redes de negócios competitivas, criativas e inovadoras. Assim, espera-se contribuir para o setor de Moda, em especial, diante da necessidade de gerar subsídios para novos negócios gerenciados por jovens empreendedores conseguirem sobreviver e competir no mercado.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Profª. Drª. Monique Vandresen
Projeto de Pesquisa: Narrativas Midiáticas em Interfaces Mobile.
Descrição: Analisa práticas cotidianas em um ambiente social multifacetado, os tablets e telefones inteligentes, nos quais é pelo consumo que nos fazemos sujeitos-agentes, e como este agir se reflete na sociedade, determinando posições sociais e identidades pessoais, problematizando as concepções de consumo e suas imbricações com o pertencimento social. Discute como o universo mobile é apresentado e como, dentro dele, funcionam narrativas midiáticas, em especial na narrativa ficcional. Busca detalhar como se dão os caminhos de leitura e se há eventuais brechas para leituras diferentes e divergentes.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Neide Schulte
Projeto de Pesquisa: O audiovisual como ferramenta no ensino da sustentabilidade na moda
Descrição: A pesquisa "O audiovisual como ferramenta no ensino da sustentabilidade na moda" é proposta com o objetivo de produzir conteúdos sobre sustentabilidade na área da moda para auxiliar no ensino, seja para as aulas na graduação e no mestrado, presenciais ou à distância - EAD, para os profissionais da área e para os consumidores. A pesquisa identificará qual a estrutura de audiovisual mais adequada para produção de conteúdos sobre sustentabilidade na área da moda e organizará os conteúdos de acordo com três etapas: as mudanças nos produtos de moda, as mudanças no sistema de moda e novas práticas na moda. Para disponibilizar os audiovisuais de forma gratuita para acesso amplo de estudantes, profissionais e consumidores, será verificado a plataforma mais adequada. A pesquisa a ser realizada é de natureza aplicada; quanto aos objetivos é de caráter exploratório - sobre conceitos de sustentabilidade, audiovisual digital e ensino de moda, presencial e à distância; quanto a forma de abordagem do problema ela é qualitativa; e quanto ao procedimentos técnicos é experimental. Os audiovisuais produzidos serão apresentados em festivais e eventos, e o os resultados da pesquisa serão disseminados por meio de publicações em anais de congressos e palestras para estimular o uso de recursos audiovisuais no ensino da sustentabilidade na moda.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Sandra Regina Rech
Projeto de Pesquisa: Cenários para o futuro do trabalho: uma abordagem da ergonomia prospectiva
Descrição: Este projeto está inserido no contexto da Ergonomia Organizacional e objetiva averiguar os cenários (prováveis, plausíveis e possíveis) para o futuro do trabalho nas empresas da Economia Criativa da Região Sul do Brasil. De natureza qualitativa, esta investigação é exploratória explicativa e envolve processos indutivos e dedutivos. A abordagem de pesquisa é sistêmico-construtivista e o desenho metodológico compreende a Teoria Fundamentada nos Dados e a Triangulação, aliadas a uma ferramenta de prospecção de cenários open-source. Considerando a complexidade da Cadeia Produtiva da Moda e o atual panorama brasileiro socioeconômico, sanitário e cultural, o intento é que a utilização dos fundamentos da Macroergonomia, em particular da Ergonomia Prospectiva, associados à prospecção de cenários, possibilitem compreender como os negócios desta Cadeia Produtiva serão afetados pelas transformações post-COVID-19 e pelos futuros desenvolvimentos tecnológicos no setor corporativo. O escopo da proposta é contribuir para o processo de inovação e mudança no planejamento organizacional da Economia Criativa da Região Sul do Brasil.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Profª. Drª. Silene Seibel
Projeto de Pesquisa: Teoria e Prática do planejamento de mix de coleções de moda
Descrição: A decisão de compra de artigos de vestuário e moda segue fatores subjetivos e pouco previsíveis, tornando a performance da coleção dependente de distintos fatores, tanto qualitativos quanto quantitativos. A complexidade aumenta diante da estrutura do sistema de moda, uma cadeia de valor altamente fragmentada, que compõe um conjunto de empresas fornecedoras de partes de um todo que precisa ser sincronizado no espaço e no tempo, já’ que a efemeridade da moda exige tempos de resposta ao mercado cada vez mais curtos. Os argumentos apresentados evidenciam a alta complexidade da organização de coleções de moda, justificando pesquisas sobre a teoria e a prática do planejamento de coleções de moda, especificamente sobre o planejamento do mix de produtos de coleções, tanto aquelas desenvolvidas por indústrias do vestuário quanto do mix de coleções de marcas e de lojas do varejo de moda. Dessa forma, um desafio importante dos atores envolvidos na criação, realização, comercialização e descarte de coleções de moda e’ articular uma grande quantidade enorme de informações disponíveis que permeiam toda a cadeia do vestuário e moda, o que exige um time de profissionais heterogêneos a fim de planejar coleções de moda, especificamente sobre a coleta, registro, organização e análise de informações qualitativas e quantitativas para planejar o mix de coleções de moda. A pesquisa propõe identificar as teorias disponíveis e a prática das empresas, propondo a modelagem de uma ferramenta digital para a organização, proposição e monitoramento do desempenho econômico e ambiental de coleções de vestuário e moda. Para isso, propõem-se realizar uma pesquisa aplicada, com abordagem do problema quantitativa e qualitativa, abordagem dos objetivos descritiva. Os procedimentos técnicos a ser utilizados são pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas. O local de realização e’ a pesquisa de campo em marcas, lojas e indústrias. A fundamentação teórica aborda os processos planejamento de mix de produtos, as ferramentas utilizadas, as equipes envolvidas, as etapas realizadas, o impacto de sobras de coleção sobre o desempenho econômico e as estratégias de descarte das sobras de coleção e seu impacto ambiental. Pretende-se, além do desenvolvimento do modelo, o desenvolvimento de uma ferramenta digital para aplicar em empresa de pequeno porte, para contribuir para este segmento, que pouco dispõe de condições de acesso a ferramentas normalmente dispendiosas, somente disponíveis em softwares sofisticados acessíveis à empresas de grande porte. Espera-se maior assertividade das coleções, reduzindo os desperdícios e impactos ambientais que altas sobras, comercializadas com descontos, geram para o meio ambiente, contribuindo assim para um consumo responsável, pela oferta de menor variedade e maior viabilidade de negócios de moda.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Projeto de Pesquisa: Modelagem de Negócios Canvas – Mapeamento das lacunas existentes na modelagem de negócios de empresas de moda de Santa Catarina.
Descrição: A presente pesquisa foi objeto de uma dissertação de mestrado da académica Susane Zanin. O resultado até o momento foi o desenvolvimento de uma plataforma digital com uma ferramenta para a modelagem de negócios Canvas adaptada ao setor de moda, acessível em https://pesquisaemmoda.typeform.com/to/HRMHLo. A ferramenta digital desenvolvida foi denominada MODELAGEM DE NEGÓCIO CANVAS: GUIA PRÁTICO DE PREENCHIMENTO PARA EMPRESAS DE MODA. Precisa ser divulgada junto a empresas de moda para a aplicação em pelo menos 10 empresas, e com isto validar a ferramenta e realizar um estudo com uma amostra significativa de pelo menos 10 empresas de moda, para posterior analise e publicação. O trabalho de pesquisa até o presente momento verificou questões relevantes de moda e empreendedorismo, tendo como resultado central o desenvolvimento de um guia prático de preenchimento da modelagem de negócio Canvas especificamente para o mercado de moda. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, em que foi realizada uma investigação em campo em empresas de moda fundadas por profissionais formados em áreas da moda, para compreender as lacunas existentes no momento de modelar negócios. Inicialmente foi feita uma revisão na bibliografia acerca de teorias de empreendedorismo, além de dados do mercado de moda e da lógica de aplicação do método Canvas. Posteriormente, a pesquisa bibliográfica se aprofundou no assunto dos blocos da modelagem Canvas e suas características particulares para empresas de moda, gerando diretrizes de preenchimento do método. Observou-se que, apesar de a ferramenta Canvas ser considerada prática e compatível para negócios do setor de negócios de forma geral, os empresários de moda
que participaram da presente pesquisa apresentam dificuldades para descrever a dinâmica de suas empresas como um todo, já que possuem naturalmente foco em desenvolvimento de produto, fazendo com que as vantagens do Canvas como ferramenta não sejam utilizadas em sua totalidade. Para tanto, este trabalho de pesquisa resultou em um guia de preenchimento da modelagem Canvas detalhado e específico para negócios de moda, com o intuito de ampliar a visão dos designers empresários de moda para abranger todos os elementos racionais do negócio e, assim, garantir chances maiores de atingir a sustentabilidade econômica. Nesta primeira fase da pesquisa foi trabalhado com 3 empresas, e a ferramenta digital está disponível e deve ser agora aplicada a pelo menos 10 empresas. Os dados coletados ficarão disponíveis na plataforma e serão utilizados para a compreensão dos negócios de moda e para a geração de conhecimento científico a ser publicado em revistas científicas. A prorrogacao da pesquisa é relevante pois o mestrado profissional em moda tem como um dos campos o estudo dos negócios de moda.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário