Profª. Drª. Ana Julia Dal Forno
Projeto de Pesquisa: Benchmarking das Tecnologias da Indústria 4.0 nas empresas do Sul do Brasil
Descrição: O projeto aborda um tema emergente, ou seja, o diagnóstico em empresas enxutas quanto à adoção das tecnologias de indústria 4.0. Os estudos sobre esse tema estão cada vez mais crescentes no mundo científico, devido à sua grande contribuição e inovações nos sistemas de produção. Mas ainda existem lacunas de conhecimento sobre a atual revolução industrial, em especial como pode ser implementada em empresas brasileiras, que benefícios o sistema enxuto de produção integrado à indústria 4.0 pode proporcionar e que competências e tecnologias são necessárias para a sustentabilidade da atual revolução industrial. Essas tecnologias da quarta revolução industrial são: Big Data, robôs autônomos, protótipos virtuais, Integração de Sistemas, Internet das Coisas, Manufatura Aditiva e Realidade Aumentada. Dessa forma, essa pesquisa tem o objetivo de identificar, através de revisão de literatura e survey, quais são as tecnologias utilizadas pelas empresas localizadas nos Estados do Sul do Brasil. Assim, com o diagnóstico, é possível traçar um plano de ação e contribuir com o avanço das pesquisas no meio acadêmico e empresarial. Algumas perguntas a serem respondidas são: a) quais as principais tecnologias da indústria 4.0 implementadas nos diversos setores da Região Sul do Brasil?, b) quais os indicadores utilizados para medir o grau de implementação da indústria 4.0 nas empresas que já são enxutas?, c) qual a correlação entre as tecnologias identificadas na literatura e as implementadas nas empresas?; d) quais são as empresas classe mundial e o que elas fizeram para atingir esse patamar quanto às práticas da indústria 4.0?
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Profa. Dra. Anelise Zimmermann
Projeto de Pesquisa: Investigações do ensino e usos do desenho como conhecimento e prática interdisciplinar, transitando entre o design, as artes visuais, a arquitetura e a escola.
Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar e compartilhar práticas metodológicas de ensino, práticas processuais e usos do desenho por uma abordagem interdisciplinar, atravessando as experiências de ensino do desenho na formação em design, nas artes visuais, na arquitetura e na escola. A sua abordagem metodológica possui natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados se dará por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de campo, entrevistas, observação participante, e pesquisa-ação em atividades em sala de aula, com a posterior análise de conteúdo por meio da categorização dos dados. A pesquisa dará sequência aos estudos de doutorado da pesquisadora e pesquisas subsequentes de forma ampliada, incluindo outros cenários além do curso de Design da UDESC, no compartilhamento de conhecimentos e experiências entre áreas e instituições de forma a estimular diferentes abordagens no estudo, ensino e formas do desenhar.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Daniela Novelli
Projeto de Pesquisa: Cibercultura, Diversidade e Inclusão: perspectivas para pensar reconfigurações corporais e personas nas plataformas digitais da Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW)
Descrição: Na cultura visual do século XXI, a relação intrínseca entre corpo e imagem encontra-se imersa em novas relações espaço-temporais no contexto da moda digital, intensificadas pela cibercultura. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os impactos da cibercultura na reconfiguração de corpos e no desenvolvimento de novas estratégias voltadas para personas em torno da produção imagética discursiva das plataformas digitais da Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW) a partir da perspectiva da diversidade e da inclusão. Classificada como básica, descritiva e qualitativa, terá seus dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental (site e perfil da rede social instagram da BRIFW), sendo analisados principalmente pela triangulação de dados e pela semiótica. Pretende-se, com os resultados encontrados, contribuir com novas teorias interpretativas sobre representações de sujeitos inseridos em realidades expandidas, imersivas e criativas do atual mercado de moda digital.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Dulce Maria Holanda Maciel
Projeto de Pesquisa: A inovação de materiais têxteis e modelagem de negócios.
Descrição: Nunca foi tão importante determinar novos modos de projetar, produzir, distribuir e consumir. A maneira como a sociedade atual produz bens e produtos tem nos levado a inúmeros problemas ambientais, o que torna urgente repensarmos limites em termos de produção ou mesmo de escala. Diante deste cenário destaca-se a indústria têxtil e de confecção que tem demonstrado um novo enfoque, substituindo gradativamente atividades tradicionais por atividades tecnológicas de alto nível de agregação de valor, e inovação de requisitos de projeto em termos de materiais têxteis. Assim sendo, neste trabalho objetiva-se identificar inovações tecnológicas em materiais têxteis para aplicar em produtos do vestuário de moda, especificar os requisitos de projeto para sua aplicação em produtos do segmento e elaborar modelos de negócio para a inserção de tais inovações no ambiente empresarial catarinense. A pesquisa é de natureza aplicada, sendo qualitativa quanto ao seu problema de pesquisa e descritiva em relação ao seu objetivo. Os procedimentos técnicos se apoiam pesquisa bibliográfica realizada em livros, teses, dissertações, artigos científicos e nas plataformas digitais. Os resultados esperados com a identificação da inovações em materiais têxteis e com a proposição dos requisitos de projeto, serão aplicados em produtos e posterior elaboração de modelos de negócio que viabilizem economicamente a inserção no mercado. O trabalho está inserido no mestrado do moda PPGModa e será realizado em parceria com empresas catarinenses do setor.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Prof. Dr. Eduardo Trauer
Projeto de Pesquisa: Análise das Aplicações de Buyer-Personas, Proto-Personas e Cliente Ideal na Estratégia de Marketing com o apoio da Inteligência Artificial: Uma Revisão Bibliográfica
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para analisar as aplicações das Buyer-Personas, Proto-Personas e Cliente Ideal na estratégia de marketing, com o apoio da inteligência artificial (IA). A pesquisa buscará compreender a importância desses conceitos na compreensão do público-alvo, no desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes e na personalização da comunicação com os clientes. Além disso, será explorado o potencial da IA como uma ferramenta que pode aprimorar o processo de criação e utilização das personas. A revisão bibliográfica será realizada por meio da análise de fontes acadêmicas, artigos científicos e estudos de casos relevantes, com o objetivo de reunir informações atualizadas e fundamentadas sobre o tema.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Fernanda Hansch Beuren
Projeto de Pesquisa: Melhores práticas circulares na produção e no consumo de produtos de vestuário
Descrição: Diante da necessidade de assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, pesquisas científicas demonstram que a economia circular vem sendo considerada uma estratégia necessária para repensar os modelos de produção e consumo utilizados atualmente. Diversos resíduos vêm impactando o meio ambiente rapidamente nos últimos anos. Tem-se como exemplo os resíduos têxteis, os quais se tornaram uma ameaça para a sociedade, principalmente devido ao crescimento constante da produção e consumo de fibras sintéticas não biodegradáveis. No caso do design de vestuário, o fast fashion levou ao aumento do desperdício têxtil, o que representa um desafio para a sociedade a fim de buscar alternativas que minimizem os problemas causados pela crescente produção e consumo destes materiais. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar melhores práticas de design que incentivem a produção de produtos têxteis conforme o sistema de economia circular apresentado por Ellen Mac Arthur Foundation (2019) e os 10 Rs da sustentabilidade (Potting et al., 2017). A pesquisa é aplicada e será desenvolvida com alunos de cursos de graduação e pós-graduação em engenharia de produção e design e áreas correlatas em Santa Catarina (a qual é um polo industrial têxtil); no oeste do Pará, onde a produção é feita principalmente por indígenas e fonte de materiais naturais; e Lisboa/Portugal, referência no setor têxtil, ambos utilizando materiais e serviços advindos de cada região para o design de produtos têxteis. As melhores práticas da economia circular para o setor têxtil advêm de dados obtidos da literatura e de empresas situadas no Norte de Portugal, o qual é um polo industrial têxtil, referência em sustentabilidade social, ambiental e econômica na Europa. Pesquisas estão sendo realizadas na região de Portugal, conforme projeto de pesquisa de pós-doutorado desta pesquisadora, onde serão apresentados dados a serem aplicados nas regiões do Brasil, conforme comentado anteriormente. Para tanto, busca-se primeiramente identificar na literatura as melhores práticas na produção de produtos têxteis por meio de uma revisão sistemática da literatura. Na sequência, são identificadas e comparadas com a literatura as melhores práticas desenvolvidas pelas empresas no Norte de Portugal. Estes dados são então utilizados para aplicar com os alunos de dois cursos de design na graduação e dois cursos de pós-graduação em design nas regiões de Santa Catarina, oeste do Pará e Lisboa/Portugal a fim de identificar as melhores práticas desenvolvidas por cada região e assim propor o desenvolvimento de produtos e serviços utilizando matéria-prima regional junto com empresas regionais. A aplicação da pesquisa, a qual visa incentivar a elaboração de produtos que respeitem a Economia Circular (aspectos ambientais, sociais e econômicos), acontecerá com alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina, da Universidade Federal do Oeste do Pará e da Universidade Aberta de Lisboa/Portugal onde serão comparados os dados por meio da análise quantitativa (estatística) e análise qualitativa. Os produtos destaque serão incentivados a serem produzidos pelos autores por meio de premiações e/ou parceria com empresas já consolidadas que pertençam ao ramo da moda.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Icléia Silveira
Projeto de Pesquisa: Método de diagnóstico com indicadores de sustentabilidade: aplicado ao processo produtivo de empresas têxteis e de confecção na utilização das tecnologias da Indústria 4.0.
Descrição: O grande desafio dos setores produtivos das indústrias têxteis e de vestuário é ser sustentável, criando e confeccionando produtos que agradem aos consumidores, mas não degradem o meio ambiente, mesmo sendo sucesso no mercado da moda. Para tanto, os conceitos de Indústria 4.0 trazem um modelo industrial mais sustentável, principalmente na dimensão ambiental da sustentabilidade, com uso eficiente dos recursos naturais. A pesquisa tem como proposta aplicar um método para diagnosticar a utilização das tecnologias da Indústria 4.0 com base em indicadores de sustentabilidade dentro do processo produtivo de empresas têxteis e de confecção. Quanto a solução do problema será aplicada a pesquisa qualitativa, em relação aos objetivos, pesquisa descritiva, realizada nos limites de estudos de caso. Os dados serão coletados, mediante um questionário semiestruturado, que servirá como roteiro para o pesquisador realizar as entrevistas. A amostra da pesquisa contempla 3 indústrias têxteis (uma de grande e duas de médio porte) e 3 industrias de confecção (uma empresa de pequeno porte, uma de grande e uma de médio porte), localizadas na Região do Vale do Itajaí e na Região Sul. Os resultados pretendidos é validar um método para diagnosticar a utilização das tecnologias da Indústria 4.0 com base em indicadores de sustentabilidade dentro do processo produtivo.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Prof. Dr. Lucas da Rosa
Projeto de Pesquisa: Tecnologia de vestuário industrializado: moda digital na criação, modelagem e prototipagem de produto
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo identificar as possibilidades de incorporação e melhora no desempenho das organizações de vestuário industrializado no mercado com o uso da Moda Digital na criação, modelagem e prototipagem de produto. Quanto à classificação da pesquisa, será realizada uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, o embasamento teórico contará com a revisão de literatura narrativa, especialmente, tendo como base livros, teses, dissertações e artigos. O instrumento de coleta de dados contará com o uso de questionários e do método da Análise de Conteúdo de Bardin (2015). No que se refere ao local, a pesquisa de campo será feita com a participação de confecções de vestuário vinculadas à Associação Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), com sede em Blumenau (SC). As principais teorias contemplam as questões ligadas à tecnologia de vestuário industrializado e o entrelaçamento com as etapas de concepção e desenvolvimento de produto nas organizações de confecção, tendo como foco a criação, modelagem e prototipagem. Em relação à Moda Digital, centra-se nas questões do vestuário confeccionado virtualmente para ser inserido no metaverso. Diante disso, acredita-se atender o disposto no problema de pesquisa que versa sobre a incorporação e melhora do desempenho de confecções industrializadas, usando a Moda Digital na criação, modelagem e prototipagem de vestuário.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Profa. Dra. Luciana Dornbusch Lopes
Projeto de Pesquisa: Moda, Tecnologia do Vestuário e Inovação: o estado do conhecimento por revisão sistemática de literatura entre 2014 e 2024, no campo da Web em âmbito internacional
Descrição: A produção científica na área de conhecimento de Moda no tema interdisciplinar - Moda, Tecnologia do Vestuário e Inovação não registra ocorrências quando da busca exploratória na base de dados científicos Scopus, apesar de apresentar significativa produção mutldisciplinar entre seus termos combinados. No entanto, não é evidenciada a sistematização deste conhecimento para a compreensão do que significa este corpus de documentos publicados. A partir da contextualização dos aspectos relevantes deste tema, esta pesquisa tem o objetivo de averiguar o estado do conhecimento científico em “Moda, Tecnologia do Vestuário e Inovação” pelo método Systematic Search Flow (SSF) de Ferenhof e Fernandes (2016) para revisão sistemática de literatura (RSL), entre 2014 e 2024 no campo da Web no Brasil e no Mundo, âmbito internacional. Trata-se de abordagem qualitativa do problema de pesquisa com finalidade aplicada e a estratégia metodológica para coleta e análise dos dados quantitativos e qualitativos se dará por definição de categorias de análises; serão utilizados instrumentos de plano de RSL, ficha de estratégia de busca, matriz síntese do conhecimento, framework para representação gráfico–aplicada; os processos serão assistidos por diversas plataformas digitais de busca e por inteligência artificial, softwares para gerenciamento bibliográfico e registros dos dados. O resultado esperado é representar por framework conceitual como o conhecimento na área de Moda, com ênfase em inovação, está sendo produzido pela comunidade científica, indicando principalmente as áreas desprovidas de aplicações de soluções inovadoras relativas ao tema; que orientem lacunas para novas pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Design do Vestuário e Moda (CEART UDESC).
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Profª. Drª. Marianne Zwilling Stampe
Projeto de Pesquisa: Métodos experimentais para identificar vieses comportamentais: um estudo aplicado a decisões de consumo e a participação em mercados financeiros
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral investigar como a aplicação de métodos experimentais pode contribuir para a redução dos principais vieses que afetam as decisões tomadas por consumidores e investidores em relação aos axiomas propostos pela teoria econômica tradicional. Através de estudos comportamentais, pretende-se compreender como esses vieses afetam a economia e, consequentemente, propor soluções para aumentar a eficiência das ações do poder público. A análise de dados experimentais pode ser uma ferramenta valiosa para a identificação de tendências comportamentais e, assim, permitir a formulação de Nudges, que são intervenções sutis que ajudam a orientar as decisões dos agentes econômicos.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Marilia Matos Gonçalves
Projeto de Pesquisa: TXM Branding: um modelo de apoio ao projeto de marcas de moda
Descrição: A inserção da indústria têxtil em Santa Catarina, como por exemplo, na Mesorregião do Vale do Itajaí, data do final do século XIX. Fábricas de tecidos e posteriormente empresas na área de confecção e aviamentos, impulsionaram a indústria da Moda. Grande, pequenas e microempresas de Moda foram e continuam sendo criadas. Isso faz com que o estado ocupe posição de destaque, e firma-se como um polo estratégico na área. Em acordo om o Ministério do Trabalho e Emprego, Santa Catarina possui quase 10.000 empresas na área de moda (têxteis, confecções, calçados e acessórios). Entretanto, muitas delas, em especial as microempresas fecham as portas em pouco tempo de existência. Acredita-se que, em muitos casos, desconhecimento sobre branding bem como sua importância para empresas de moda (assim como para qualquer outra) possam ter contribuído para o encerramento das atividades. O LOGO UFSC - Laboratório de orientação da Gênese Organizacional criou a metodologia TXM Branding, a qual é composta por três grandes etapas: T (Think pensar a marca); X (eXperience - experienciar a marca) e M (Manage - gerenciar a marca). Desde então, essa metodologia muitas vezes foi aplicada em situação real em diferentes áreas da economia. Na indústria de Moda, sazonalidade, comportamento e estilo de vida, práticas sustentáveis são preocupações correntes. Destas constatações apresenta-se o objetivo desta pesquisa: Assim investigar como a Metodologia TXM Branding pode contribuir para o fortalecimento das empresas de moda. Assim, o estudo pretendido, sob o ponto de vista da abordagem do problema classifica-se como qualitativo, é de natureza aplicada e em acordo com os objetivos é exploratória. Pretende-se adotar como procedimentos os seguintes: estudo bibliográfico, documental, estudo de campo e/ou estudo de caso. Como resultados, espera-se valorizar empresas da área de moda através da gestão de sua marca, com o intuito de aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas aos serviços financeiros, incluindo crédito acessível, visando sua integração em cadeias de valor e mercados e portanto mantê-la financeiramente sustentável.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia de Vestuário
Profª. Drª. Neide Schulte
Projeto de Pesquisa: O audiovisual como ferramenta no ensino da sustentabilidade na moda
Descrição: A pesquisa "O audiovisual como ferramenta no ensino da sustentabilidade na moda" é proposta com o objetivo de produzir conteúdos sobre sustentabilidade na área da moda para auxiliar no ensino, seja para as aulas na graduação e no mestrado, presenciais ou à distância - EAD, para os profissionais da área e para os consumidores. A pesquisa identificará qual a estrutura de audiovisual mais adequada para produção de conteúdos sobre sustentabilidade na área da moda e organizará os conteúdos de acordo com três etapas: as mudanças nos produtos de moda, as mudanças no sistema de moda e novas práticas na moda. Para disponibilizar os audiovisuais de forma gratuita para acesso amplo de estudantes, profissionais e consumidores, será verificado a plataforma mais adequada. A pesquisa a ser realizada é de natureza aplicada; quanto aos objetivos é de caráter exploratório - sobre conceitos de sustentabilidade, audiovisual digital e ensino de moda, presencial e à distância; quanto a forma de abordagem do problema ela é qualitativa; e quanto ao procedimentos técnicos é experimental. Os audiovisuais produzidos serão apresentados em festivais e eventos, e o os resultados da pesquisa serão disseminados por meio de publicações em anais de congressos e palestras para estimular o uso de recursos audiovisuais no ensino da sustentabilidade na moda.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Prof. Dr. Reinaldo de Almeida Coelho
Projeto de Pesquisa: Orientação Empreendedora, Atitude Empreendedora e Intenção de Empreender: um estudo de Impacto do Ensino do Empreendedorismo
Descrição: O projeto visa avaliar qual o impacto do ensino do empreendedorismo sobre a orientação empreendedora, atitude empreendedora e intenção empreendedora dos alunos do curso de administração empresarial da ESAG-UDESC.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Prof. Dr. Richard Perassi Luiz de Sousa
Projeto de Pesquisa: Construção da Marca de Organizações, Produtos, Serviços e entidades
Descrição: Projeto de pesquisa proposto para abrigar outros projetos específicos e oficializar institucionalmente pesquisas e atividades acadêmicas desenvolvidas no grupo de estudos “Significação da marca, informação e comunicação organizacional” (SIGMO/UFSC/CNPQ), incluindo a orientação e a publicação de estudos sobre os temas relacionados com construção, significação, comunicação, marca, identidade, imagem e reputação de organizações sociais e outras entidades. Assim, visa reunir estudos e atividades sobre o tema Marca, que são desenvolvidos nos programas de pós graduação em Design (PPGDEG – Pós-Design) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), incluindo os cursos de graduação em Design e Animação/UFSC.
Linha de Pesquisa: Design de Moda e Sociedade
Profª. Drª. Sandra Regina Rech
Projeto de Pesquisa: Cenários para o futuro do trabalho: uma abordagem da ergonomia prospectiva
Descrição: Este projeto está inserido no contexto da Ergonomia Organizacional e objetiva averiguar os cenários (prováveis, plausíveis e possíveis) para o futuro do trabalho nas empresas da Economia Criativa da Região Sul do Brasil. De natureza qualitativa, esta investigação é exploratória explicativa e envolve processos indutivos e dedutivos. A abordagem de pesquisa é sistêmico-construtivista e o desenho metodológico compreende a Teoria Fundamentada nos Dados e a Triangulação, aliadas a uma ferramenta de prospecção de cenários open-source. Considerando a complexidade da Cadeia Produtiva da Moda e o atual panorama brasileiro socioeconômico, sanitário e cultural, o intento é que a utilização dos fundamentos da Macroergonomia, em particular da Ergonomia Prospectiva, associados à prospecção de cenários, possibilitem compreender como os negócios desta Cadeia Produtiva serão afetados pelas transformações post-COVID-19 e pelos futuros desenvolvimentos tecnológicos no setor corporativo. O escopo da proposta é contribuir para o processo de inovação e mudança no planejamento organizacional da Economia Criativa da Região Sul do Brasil.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Prof. Dr. Walter Dutra da Silveira Neto
Projeto de Pesquisa: Aplicação de texturas 3D, em ambientes digitais, voltadas à apresentação de Produtos.
Descrição: A busca por tornar mais acessíveis aos diversos resultados e apresentações de projetos, foi facilitada pelos meios digitais de renderização, e, consequentemente pelo desenvolvimento de técnicas computacionais de modelagem tridimensional e de engines de renderização, as quais são responsáveis na exibição de cenas 2D e/ou 3D, todas são construídas sobre uma biblioteca gráfica, como por exemplo, OpenGL e DirectX , mas em pouquíssimos casos podem ser construídos sem o uso destas bibliotecas. Os resultados que se pretende buscar através das técnicas de texturização tridimensional, sempre está relacionado em apresentar imagens realistas, aproximando modelos digitais ao modelo real. A texturização 3D, na área da computação gráfica, está relacionada a aparência tridimensional de uma superfície. As texturas 3D são criadas através de aplicações de imagens em uma superfície tridimensional, o que permite a criação de efeitos realistas de iluminação, sombreamento e reflexão. As texturas podem ser aplicadas a modelos 3D em diversas áreas, como por exemplo: jogos, animações, cinema, arquitetura e design de produtos. As imagens utilizadas em texturizações 3D, são criadas a partir de fotografias, pinturas digitais ou criadas/editadas em um software raster , como por exemplo o Adobe Photoshop, ou seja, um software de edição de imagens bitmap , essas imagens 2D são aplicadas em modelos 3D para adicionar detalhamento à superfícies, como rugas, poros, marcas e outros elementos que criam a aparência de uma superfície tridimensional. Vale ressaltar que a textura de um objeto 3D depende de uma série de fatores para que se consiga obter um resultado satisfatório o mais próximo ao realismo para isso é necessário o reconhecimento das faces do modelo através do seu mapeamento. O processo de mapeamento de superfícies 3D está relacionado a criação de uma malha 3D planificada, ou seja, o desdobramento da malha, que é formada por um modelo de polígonos que resultam a superfície do objeto. Este mapeamento envolve o ajuste da escala e posição para que se consiga encaixar perfeitamente a textura à superfície do objeto. Uma tese de doutorado defendida na Universidade de Utah, por Edwin Catmull, em 1974 (A Subdivision Algorithm for Computer Display of Curved Surfaces), incrementou o uso de fragmentos bicúbicos para modelagem de superfícies curvas. O método proposto, como sugere o título da tese, parte para a subdivisão do fragmento, obtendo uma superfície bastante flexível e suave. O algoritmo induz a subdivisão do fragmento até que cada subfragmento coincida com um pixel, este algoritmo ampliou os estudos de gerenciamento e aplicação de texturas em modelos tridimensionais, o qual permitiu a observação de texturas no eixo Z, ficando reconhecida como Z-buffer. Partindo destas definições, esta pesquisa busca estudar e aplicar técnicas variadas de texturização 3D em um software tridimensional, com o intuito de observar quais técnicas e recursos são melhor adaptados para a geração de imagens realistas.
Linha de Pesquisa: Design e Tecnologia do Vestuário
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




