
Como aluno da UDESC, você terá acesso a uma série de ferramentas e serviços que vão facilitar sua vida acadêmica e contribuir para o seu desenvolvimento durante o curso.
Vamos começar pelo ID UDESC, sua identidade digital!
Mas o que é o ID Udesc?
É um nome de usuário e senha de que você vai precisar para acessar a maior parte das ferramentas on-line utilizadas durante o curso. Também serve para entrar no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), para verificar as notas, histórico escolar e outros serviços e documentos fornecidos pela Secretaria de Ensino de Pós-Graduação.
A primeira coisa que você precisa fazer (a partir do dia SEGUINTE àquele em que você fez a matrícula) é acessar id.udesc.br e clicar no botão Primeiro Acesso. Aí é só seguir os passos indicados pelo site.
O nome de usuário (login) você não escolhe. Ele é o seu CPF (apenas os números, sem ponto ou traço). Já a senha é a que você cadastra durante esse procedimento do primeiro acesso.
Já cadastrou mas esqueceu a senha? Não tem problema. Volte ao id.udesc.br e clique em Redefinir Senha.
OK. Cadastrei meu login e senha do ID Udesc. E agora?
Guarde bem esta senha. Além do Siga, ela vai servir para acessar seu e-mail Udesc e quase todas as ferramentas on-line de que você vai precisar ao longo do curso. Além disso, essa senha dá acesso gratuito também ao pacote de aplicativos Microsoft 365 (incluindo Word, Excel, One Drive e muito mais).
Resumindo, você vai precisar acessar:
Para quem pergunto se eu tiver dúvidas?
Se mesmo depois de acessar todas as informações nos links acima, você ainda tiver dúvidas sobre como usá-las, procure a Coordenadoria de Informática do CEAVI. Os técnicos da Cinf poderão ajudar no uso do ID Udesc, e-mail Udesc, Teams e Office 365. Mande um e-mail (cinf.ceavi@udesc.br).
Se o problema for com o Siga, procure a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação (pesquisa.ceavi@udesc.br).
Já o Moodle tem um suporte específico (moodle.cead@udesc.br).
O Moodle é um sistema usado também por outras instituições de ensino e que na Udesc já era adotado pelos pelos cursos na modalidade de educação à distância (EAD). Com a adaptatação para as aulas on-line em razão das medidas de controle da Covid-19, ele se tornou uma ferramenta oficial e importante também para os cursos de graduação presenciais.
É um ambiente em que os professores podem deixar material de estudo disponível para os alunos, dar aulas ao vivo por vídeo e receber trabalhos digitais, além de permitir a comunicação entre todos por meio de fóruns e mensagens. Também é usado para atividades e avaliações on-line
E como acesso o Moodle? Em moodle.udesc.br, faça login com seu ID Udesc para ter acesso à plataforma.
Ainda ficou com dúvidas?
Nesse caso, envie um e-mail para os administradores do Moodle Udesc (moodle.cead@udesc.br), com nome completo, matrícula, curso e centro da Udesc.
O Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) é um ambiente on-line onde você tem serviços (matrícula, histórico escolar, atestado de frequência) sem precisar procurar a Secretaria de Ensino de Graduação do centro para isso.
Ali também estão as informações essenciais para sua vida acadêmica (notas, dados de frequência, índice de aproveitamento, disciplinas etc.).
Basta acessar siga.udesc.br e fazer o login com seu ID Udesc.
Alguns serviços que você pode obter no Siga:
O Microsoft Teams é a ferramenta para videoconferências do pacote de aplicativos Office 365, ao qual todos os estudantes e servidores da Udesc têm acesso gratuitamente. É usado principalmente para as aulas on-line síncronas, permitindo interação por vídeo entre professores e estudantes em tempo real.
Os links para acesso às salas de aula on-line no Teams são enviados pelos professores aos alunos em seus e-mails institucionais (não esqueça de se cadastrar no ID Udesc e ativar seu e-mail). Algumas aulas ficam gravadas e o estudante também precisa do ID Udesc para acessar esses vídeos.
Quando e como acesso o Microsoft Teams?
O Teams será usado nas atividades síncronas (aulas, seminários e reuniões “ao vivo”). Entre em office.udesc.br e use seu login (CPF@edu.udesc.br) e senha do ID Udesc para ter acesso à ferramenta.
Você também pode baixar o aplicativo para computadores desktop ou dispositivos móveis, neste link.
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