Antes de iniciar a inscrição, o aluno deve esclarecer suas dúvidas sobre a mobilidade acadêmica (requisitos, comprovantes de idioma, duração do intercâmbio, despesas, inscrição na universidade de destino, entre outros aspectos).
Providenciar os seguintes documentos para upload no sistema de inscrição on-line:
Plano de Estudos: preencher a primeira coluna com as disciplinas da universidade de destino e a segunda coluna com as disciplinas equivalentes na Udesc, se houver intenção de validação. É necessária apenas a assinatura do coordenador local (chefia do departamento) para a inscrição.
Cópia do Passaporte: se estiver em emissão, pode ser anexado o comprovante do requerimento ou a cópia do passaporte anterior.
Histórico Escolar: deve apresentar todas as disciplinas cursadas, pendentes e eventuais reprovações.
Comprovante de proficiência no idioma em que as aulas serão ministradas.
Comprovação de Proficiência no Idioma
Para realizar mobilidade acadêmica internacional, o aluno deverá comprovar, no ato da inscrição, no mínimo o nível intermediário (B2) no idioma em que as disciplinas serão ministradas.
A comprovação pode ser feita por meio de declaração de instituições/escolas de idiomas, certificados de cursos de idioma, diplomas de ensino médio de escolas internacionais, diplomas de cursos de graduação em Letras ou testes de conhecimento/nivelamento de idioma (exames de proficiência para o exterior).
É obrigatório apresentar o comprovante de conhecimento do idioma no momento da inscrição, mesmo que a universidade de destino não o exija.
O nível mínimo aceito é o intermediário (ou B2, conforme o
padrão Europeu CEFR).
Para universidades de língua portuguesa, a apresentação do comprovante de proficiência é dispensada.
Não serão aceitos certificados obtidos por meio de testes online que não comprovem a identidade física do estudante (por verificação de supervisor institucional), nem exames limitados apenas à proficiência em leitura.
Além disso, comprovantes emitidos há mais de três anos não serão considerados válidos.
Universidades Conveniadas
Consulte a relação de universidades conveniadas com a Udesc no seguinte link:
Universidades Conveniadas.
Retorno e Contato
Após 10 dias do encerramento das inscrições, você receberá um e-mail com as orientações para as próximas etapas do processo de mobilidade.
Em caso de dúvidas específicas, contate-nos pelo e-mail:
deg.ceavi@udesc.br.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.