O Programa de Mobilidade Estudantil da Udesc (PROME) tem por finalidade conceder bolsas de estudo destinadas a custear transporte e manutenção durante a realização de disciplinas e/ou estágios previstos na matriz curricular de cursos, em instituições conveniadas reconhecidas ou autorizadas, vinculadas à área de estudo do aluno na Udesc.
Observação:O link direcionará para a página da Secretaria de Cooperação Internacional da Reitoria.
Comprovação de Proficiência no Idioma
Para realizar mobilidade acadêmica internacional, o aluno deverá comprovar, no ato da inscrição, no mínimo o nível intermediário (B2) no idioma em que as disciplinas serão ministradas. A comprovação pode ser feita por meio de declaração de instituições/escolas de idiomas, certificados de cursos de idioma, diplomas de ensino médio de escolas internacionais, diplomas de cursos de graduação em Letras ou testes de conhecimento/nivelamento de idioma (exames de proficiência para o exterior).
É obrigatório apresentar o comprovante de conhecimento do idioma no momento da inscrição, mesmo que a universidade de destino não o exija. O nível mínimo aceito é o intermediário (ou B2, conforme o padrão Europeu CEFR). Para universidades de língua portuguesa, a apresentação do comprovante de proficiência é dispensada.
Não serão aceitos certificados obtidos por meio de testes online que não comprovem a identidade física do estudante (por verificação de supervisor institucional), nem exames limitados apenas à proficiência em leitura. Além disso, comprovantes emitidos há mais de três anos não serão considerados válidos.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.