Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/10/2021-16h52

Cursos de Educação Física da Udesc Cefid terão aulas presenciais em novembro

Participação presencial nas aulas é opcional e segue protocolos de segurança - Foto: Roberto Böell Vaz
A partir da penúltima semana de novembro deste ano, o Departamento de Educação Física (DEF), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, iniciará a oferta de disciplinas na modalidade híbrida, com opção de participação presencial de professores e estudantes em atividades práticas de ensino nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física.

No curso de Bacharelado em Educação Física, o retorno gradual das atividades práticas de ensino será oferecido em oito disciplinas: Metodologia do Judô, Metodologia do Atletismo I, Prevenção de Acidentes e Socorros de Urgência, Metodologia do Atletismo II, Metodologia da Dança, Metodologia da Natação, Metodologia do Basquetebol, Tópicos Especiais em Esportes Náuticos e Aquáticos.

No curso de Licenciatura em Educação Física, serão ofertadas sete disciplinas: Atividades Recreativas e de Lazer, Metodologia do Ensino do Judô, Metodologia do Ensino Atletismo I, Metodologia do Ensino Atletismo II, Metodologia do Ensino do Basquetebol, Prevenção de Acidentes e Socorros de Urgência, Metodologia do Ensino da Dança.

Segundo o chefe do Departamento de Educação Física, Vitor Pereira Costa, algumas disciplinas começarão no final de novembro e outras em dezembro e fevereiro. A data de início das disciplinas será informada aos acadêmicos por cada professor.

"O DEF destaca que a participação presencial nas atividades práticas não é obrigatória", ressalta Costa.

Vacina obrigatória

Dentre os critérios para o retorno presencial, está a obrigatoriedade do acadêmico estar com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19 (primeira e segunda doses completas ou dose única) para poder participar.

"O retorno presencial somente ocorrerá quando o aluno completar o prazo de 28 dias após a segunda dose da vacina ou dose única", destaca o professor. O documento de comprovação da vacinação deverá ser inserido pelos estudantes no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga).

Além da vacinação, o DEF ressalta que todas as medidas sanitárias vigentes contra a Covid-19 devem ser mantidas no período das aulas práticas presenciais, como o uso de máscaras em todas as dependências e atividades na Udesc Cefid, higienização das mãos e também o distanciamento social de 1,5 metros.

Todas as medidas seguem os critérios definidos no Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (PlanCon) e em resoluções específicas e instruções normativas da instituição.

Orientações

O departamento também definiu orientações para os alunos que retornarem à prática presencial e que estejam envolvidos em outras disciplinas que seguirão com atividades 100% remotas nos dias em que estiverem na Udesc Cefid.

Nesses casos, será disponibilizado espaço e conexão com internet para que aqueles que necessitem permanecer no centro de ensino possam acompanhar as aulas remotas nos horários que antecedem ou sucedem as aulas práticas presenciais.

"Os alunos poderão acompanhar as aulas remotas individualmente, em espaços como a sala de informática e/ou a biblioteca, quando disponíveis, ou mesmo em espaços externos quando utilizarem seu próprio equipamento e houver possibilidade de conexão com a internet", informa o chefe de departamento.

Salas e equipamentos

Segundo o professor, as salas de aula reservadas para as disciplinas de cada fase estarão disponíveis para que os alunos possam acompanhar, em grupo, as aulas remotas, utilizando o equipamento da própria sala. "Em qualquer uma das possibilidades, deverá ser respeitado o protocolo previsto no PlanCon no que diz respeito ao distanciamento, limite de ocupação, uso de máscaras e higienização das mãos e materiais/equipamentos", destaca.

"O DEF compreende que vivemos um período de transição gradativo para o retorno presencial das atividades de ensino. Em um primeiro momento, procuramos oferecer atividades práticas presenciais para tentar suprir em parte as perdas na qualidade de ensino inerentes à pandemia. Com o avanço do programa nacional de vacinação e o controle da pandemia, esperamos em breve avançarmos ainda mais com as atividades presenciais. Por fim, o DEF solicita a todos que sigam rigorosamente a utilização correta das máscaras, as medidas de higiene sanitária e distanciamento social que todos nós aprendemos com a pandemia. Deseja a todos os professores e acadêmicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física um feliz e seguro retorno presencial à Udesc Cefid."

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Participação presencial nas aulas é opcional e segue protocolos de segurança
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h