Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2019-14h21

Encontro Multiprofissional de Urologia e Nefrologia reúne 130 pessoas na Udesc Oeste

Um dos temas foi tratamento à incontinência urinária e seu impacto na vida das pessoas - Fotos: Divulgação 

Cerca de 130 pessoas participaram na última sexta-feira, 3, do 1º Encontro Multiprofissional de Urologia e Nefrologia, promovido pelo Mestrado Profissional de Enfermagem na Atenção Primária, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó.

Realizado no Auditório de Enfermagem, o evento buscou fortalecer a integração ensino-serviço relacionadas à urologia e à nefrologia.

O encontro foi coordenado pelos professores Arnildo Korb e Olvani Martins da Silva, dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem da Udesc Oeste.

A realização do evento também teve o apoio de dez estudantes do curso: Ana Júlia Sandri da Silva, Ana Luísa Streck, Bruna Chiossi Presoto, Emanueli Sara Kowalski, Gabriele Cristine Metzger, Maria de Fátima Martinazzo, Morgana Cristina Nardi, Stedile Rigo Feiten, Suellen Fincatto e Tatiani Todero.

Incontinência

A palestra de abertura foi ministrada pelo médico urologista Márcio Averbeck, do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, que também atua como docente da Unidade de Neurourologia da Universidade de Innsbruck, na Áustria, e é secretário da Sociedade Internacional de Neurourologia (Inus).

Segundo Averbeck, muitos pacientes com perda involuntária da urina não procuram atendimento especializado por desconhecimento dos tratamentos. "Existem estratégias efetivas para restabelecer a incontinência, como aplicação de toxina botulínica e implante do marcapasso na bexiga", afirmou o pesquisador.

Tratamento

Na segunda palestra, o médico Renan Goulart Finger, intensivista do Hospital Regional do Oeste, destacou a importância do uso de ferramentas adequadas ao tratamento infeccioso para preservar o paciente e a unidade de internação hospitalar de infecções de bactérias multirresistentes.

A palestra de encerramento foi proferida pelo professor Arnildo Korb, que abordou as infecções do trato urinário e suas complicações, em especial para a população feminina, que é a mais atingida pelo problema.

Sobre o mestrado

Localizado no campus da Udesc Oeste em Chapecó, o Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde iniciou atividades em agosto de 2017.

O curso qualifica enfermeiros para a prática profissional avançada e transformadora, atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho, promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgenf.ceo@udesc.br e no site do programa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Um dos temas abordados foi o tratamento à  incontinência urinária e seu impacto na vida das pessoas
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h