Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2019-18h37

Mestranda da Udesc apresenta protocolo de enfermagem à Secretaria da Saúde de SC

Protocolo de Manejo da Sífilis visa sistematizar e facilitar o atendimento dos pacientes - Fotos: Divulg.
Um trabalho desenvolvido por uma acadêmica do Mestrado Profissional em Enfermagem, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi apresentado para representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) na última sexta-feira, 29.

Criado pela mestranda Saionara Vitória Barimacker, que é servidora municipal de Chapecó, o Protocolo de Manejo da Sífilis visa sistematizar e facilitar o atendimento dos pacientes portadores da doença no município e na Região Oeste.

O trabalho é resultado da pesquisa de Saionara no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

Convite da secretaria

A apresentação foi realizada a convite da gerente de Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde da SES, Maria Simone Pan, para uma equipe de especialistas da secretaria. 

Entre os presentes, estiveram a coordenadora de Saúde da Mulher da SES, Débora Batista Rodrigues, a representante do Ministério da Saúde no Programa Sífilis Não, Caroline de Oliveira, e a enfermeira Adriana Rubinei, que também atua na secretaria.

Protocolo

Orientado pelo professor Arnildo Korb, com co-orientação da professora Denise Azambuja Zocche, o trabalho de desenvolvimento da protocolo teve participação de 42 enfermeiros da rede municipal de saúde de Chapecó. 

A apresentação na secretaria contou com a participação da autora do trabalho e dos dois professores. Segundo Saionara, o documento pode impactar positivamente no controle da doença, pois, “para além de estar instrumentalizando as equipes de saúde, é uma ferramenta de organização do processo de trabalho em rede, sugerindo várias organizações de ações inter-setoriais”, afirma.

O professor Korb destaca que atividades como a construção do protocolo de manejo da sífilis, que envolvem vários profissionais, representam uma contribuição significativa para a melhoria no processo de trabalho da rede municipal de saúde de Chapecó, além de estarem alinhadas à proposta do Mestrado Profissional em Enfermagem.

Para os docentes envolvidos no trabalho, a realização do trabalho é um momento significativo para o programa de pós-graduação, pois demonstra que, apesar de ter sido recentemente implantado, o curso já demonstra suas potencialidades e promove um retorno à sociedade.

Korb ressalta que as instituições públicas catarinenses, principalmente de ensino, tem muito a contribuir na busca de alternativas para a resolução de problemas locais. "O  trabalho realizado no Mestrado Profissional de Enfermagem da Udesc Oeste é um exemplo desse potencial”, conclui.

Sobre o mestrado

Localizado no campus da Udesc Oeste em Chapecó, o Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde iniciou atividades em agosto de 2017.

O curso visa qualificar enfermeiros para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho, promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgenf.ceo@udesc.br e no site do programa.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Protocolo de Manejo da Sífilis visa sistematizar e facilitar o atendimento dos pacientes
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h