Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2018-16h30

Engenharia de alimentos desidratados é tema de palestra na Udesc Oeste

Professor Bruno Carciofi, da Ufsc, fez apresentação para alunos de mestrado de Pinhalzinho - Foto: Divulg.

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assistiram a uma palestra sobre metodologias e tecnologias de secagem e desidratação de alimentos, feita pelo professor Bruno Mattar Carciofi, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

No encontro, realizado no dia 12, no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Pinhazinho, Carciofi mostrou o método Multi-flash Drying, criado e patenteado pela instituição federal, que faz a secagem por ciclos de aquecimento-pulso de vácuo.

O docente é mestre e doutor em Engenharia de Alimentos pela Ufsc e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Métodos de desidratação

Durante o encontro, os participantes compararam os métodos de secagem convencionais e a liofilização (técnica de desidratação em que o produto é congelado sob vácuo).

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Alexandre Tadeu Paulino, a produção de alimentos desidratados é uma excelente alternativa para produzir alimentos sustentáveis, que podem resultar "em produtos com excelentes propriedades nutricionais, palabilidade e qualidade sensorial.”

Sobre o programa

Implantado em 2016, o Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste possibilita a complementação da formação de profissionais ligados às áreas afins, para exercício das atividades de docência de nível superior, fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica, consultoria e trabalhos especializados em empresas e no setor público.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa, pelo e-mail alexandre.paulino@udesc.br e pelo telefone (49) 2049-9543.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Apresentação foi ministrada pelo professor Bruno Carciofi, da Ufsc
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h