Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/02/2020-18h22

Fazenda Experimental da Udesc Oeste tem melhorias em equipamentos e infraestrutura

Trator foi uma das aquisições feitas - Foto: Divulgação

Desde 2018, a Fazenda Experimental (Feceo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem recebendo melhorias na sua infraestrutura, além de equipamentos para aprimorar suas atividades.

Fundada em 2010, a Feceo, localizada no município de Guatambu, busca fomentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

Dentre as aquisições, destacam-se uma roçadeira, um trator e uma carreta agrícola para a lavoura do milho, grão que abastece animais do local, nas áreas de bovinocultura do leite, avicultura, suinocultura e piscicultura.

Segundo o coordenador da Feceo, professor de Zootecnia Pedro Benedeti, as parcerias firmadas com o município de Guatambu e com empresas privadas tem contribuído com as "melhorias da Feceo, unidade que ajuda na formação dos estudantes e no desenvolvimento social da região".

Dois novos galpões

Atualmente, a Feceo está cercada e georreferenciada, além de dispor de poço artesiano, energia elétrica, vigilância 24h e postos de serviço de colaboradores que auxiliam nas atividades do setor agropecuário.

Em 2018, a unidade recebeu dois equinos do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Chapecó, que serão utilizados para aulas práticas de equideocultura do Departamento de Zootecnia da Udesc Oeste.

Benedeti explica que, por meio da captação de recursos externos, dois novos galpões estão sendo construídos: o galpão experimental para frangos de corte, com apoio da Vetanco do Brasil, e o galpão de bezerras, por meio da parceria com as empresas Orgânica, Konkreta e Nutriquest.

De acordo com o docente, por meio da reutilização de materiais, foi construído um galpão de máquinas e ferramentas, que também contará, em breve, com o galpão de ovinos, "viabilizado por meio do convênio entre a Udesc e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)", além de uma horta de plantas medicinais.

Desde o início de 2018, a fazenda também dispõe de um canil com cães da raça beagle, construído por meio da captação de recursos externos para desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Esta matéria foi atualizada às 20h25 de 19 de fevereiro de 2020 para correção da data de fundação da Feceo.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h