Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/06/2016-19h15

Udesc Lages inaugura sede da Fazenda Experimental

Sede da Fecav foi inaugurada em cerimônia nesta sexta - Foto: Mirella Guedes/Ascom Udesc

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, inaugurou nesta sexta-feira, 24, a Sede 1 da Fazenda Experimental (Fecav), localizada no distrito de Macacos. A cerimônia teve a presença do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, do vice-reitor, Leandro Zvirtes, do diretor-geral do centro, João Fert Neto, de professores, técnicos e acadêmicos.

A propriedade, adquirida em 2010, passa a ter uma estrutura com banheiros e vestiários, além das melhorias já efetuadas em 2015, como a implantação da rede elétrica, abastecimento de água potável, ativação do açude e recuperação da estrada de acesso. Em 2014, também foi criado um regimento interno, estabelecendo regras de utilização do espaço para pesquisa, ensino e extensão.

Com mais de 190 hectares, a Fecav conta com 22 lavouras, 28 cabeças de gado, além de áreas de experimentos já utilizadas pelos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. "A estrutura que a fazenda passou a oferecer é um incentivo ao ensino, à pesquisa e à extensão para professores e acadêmicos", diz o gerente executivo da Fecav, André Brandt.

A meta da Direção-Geral da Udesc Lages, agora, é ampliar a sede com a construção de salas de aula e escritórios. "Esta cerimônia de inauguração foi marcada com o intuito de mostrar o que a Fecav possuiu e que, a partir da construção de algo simples, pode-se continuar avançando", diz o diretor-geral, João Fert Neto.

Um galpão para abrigar máquinas e veículos usados na propriedade está em fase de construção. A estrutura utiliza madeira da própria fazenda, extraída em conformidade com as legislações ambientais, o que garantirá uma obra de baixo custo.

A sustentabilidade é uma das preocupações da Udesc e foi citada pelo Reitor Marcus Tomasi durante a inauguração. "A fazenda era um sonho que se conseguiu realizar e, em conjunto com pesquisadores e professores, o uso dela será ampliado".

Leia mais:

23/03/2015 - Fazenda Experimental da Udesc Lages passa por melhorias e ganha rede de energia elétrica

17/12/2014 - Fazenda Experimental da Udesc Lages está passando por obras e melhorias


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h