Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/07/2019-13h24

Palestra na Udesc abordará pesquisa apresentada em evento de Ciências do Esporte

Alcyane apresentou estudo em Praga - Foto: Divulg.
Em 7 de agosto, às 14h, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, terá palestra com a professora Alcyane Marinho. A apresentação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

A docente falará sobre sua participação no 24º Congresso Anual do Colégio Europeu de Ciências do Esporte (Ecss), realizado em Praga, na República Tcheca, entre 3 e 6 de julho. Ela expôs o estudo "Esportes de aventura e a percepção de ser idoso".

Segundo Alcyane, o trabalho faz parte de uma pesquisa sobre o tema desenvolvida no ano passado, em Florianópolis, com o objetivo de investigar a percepção dos praticantes de esportes de aventura, com 60 anos ou mais, com relação ao termo idoso. 

A pesquisa é vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Fisica (Laplaf) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, da Udesc Cefid, e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Idosos esportistas

O estudo incluiu entrevistas com 23 pessoas, de 60 a 89 anos, que praticam esportes de aventura como iatismo, ciclismo, escalada, montanhismo, surfe e voo livre, entre outros.

Entre as conclusões, o trabalho apontou que metade dos entrevistados declarou ou demonstrou sentir desconforto ao ser tratado pelo termo idoso, que, segundo alguns dos ouvidos, remete à imagem de incapacidade física. 

"O aumento do número de idosos no Brasil, bem como a longevidade, justificam a importância da busca pela melhora da qualidade de vida dessa população. Quando se trata de qualidade de vida, as relações interpessoais, tal qual a prática de atividade física e o restabelecimento do contato com a natureza, atuam como fatores fundamentais. Dessa forma, vêm se tornando frequente o interesse da população idosa por esportes de aventura, principalmente pela forte influência do aspecto social no prazer e aderência dos mesmos", destaca a professora.

Visita técnica

Após participar do congresso, Alcyane realizou uma visita técnica a Faculdade de Educação Física e Esportes, da Universidade Carolina de Praga (Charles University), onde foi recepcionada pelo professor Michael Šteffl.   

O Ecss é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1995 em Nice, na França, com a finalidade de promover a ciência e a pesquisa, com atenção especial aos campos interdisciplinares da ciência esportiva e da medicina esportiva.

O congresso da entidade é considerado um dos melhores eventos científicos internacionais na área da Educação Física e Ciências do Esporte. 

Proeven

A participação de Alcyane no congresso contou com auxílio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), da Udesc.

As palestras públicas vinculadas ao Proeven são gravadas e divulgadas em um canal do YouTube criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Mais informações sobre o Proeven podem ser obtidas com a PROPPG, pelo telefone (48) 3664-8170 e pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Palestra pública com professora Alcyane Marinho sobre participação no 24º Congresso Anual do Colégio Europeu de Ciências do Esporte (Ecss).
QUANDO: Quarta-feira, 7 de agosto, às 14h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuita, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alcyane Marinho apresentou estudo em evento realizado em Praga
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h