Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/07/2019-15h54

Cuidados paliativos serão tema de mesa-redonda e oficina da Udesc em agosto

Cefid fará eventos sobre cuidados de saúde para pessoas com doenças graves - Foto: Pexels
Em agosto, o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará mesa-redonda e oficina sobre cuidados paliativos. Gratuitos e abertos ao público, os dois eventos têm inscrições pela internet.

No dia 5, das 14h às 16h, ocorrerá a mesa-redonda "Facilidades e barreiras na atuação profissional em cuidados paliativos: diálogos entre fisioterapia e educação física", na Sala 10, com participação de Francine Stein e Suellen Cristina RoussenqAcesse o link de inscrição.

No dia 12, das 14h às 16h30, haverá a oficina "Cuidados paliativos: possibilidades de assistência humanizada e promoção de qualidade de vida por meio do olhar interdisciplinar da Terapia Ocupacional e Educação Física", no Ginásio 1, ministrada por Záira Rodrigues dos Santos e Francine Stein. São oferecidas 40 vagas por ordem de inscrição. Acesse o link para inscrições.

A oficina tem como objetivo promover discussões acerca do tema morte e morrer, à luz da assistência humanizada, e oportunizar aos participantes vivências relacionadas aos cuidados paliativos e à promoção da qualidade de vida. 

Os eventos são iniciativa do projeto de extensão MoviMente, inserido no programa Lazer e Saúde, e vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf).

Tema em debate

Segundo a coordenadora do Laplaf, professora Alcyane Marinho, o cuidado paliativo é uma ciência recente de cuidado com a saúde que visa promover a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares diante de doenças graves, progressivas e que ameaçam a continuidade da vida.

Abrange cuidados ativos e integrais que buscam a prevenção e o alívio do sofrimento, a identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, a avaliação cuidadosa e minuciosa e o tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

"A doença requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas, sendo baseada em princípios e não em protocolos", explica a docente.

Mais informações

Alcyane destaca que a temática é considerada importante devido à necessidade de um olhar cuidadoso e integral frente ao processo de saúde e de adoecer, promovendo conhecimento diferenciado aos acadêmicos, bem como inovação à extensão universitária. "Desta forma, destacamos a importância de conhecer os diferentes pontos de vista da Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional neste processo", afirma a professora. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail laplafmovimente@gmail.com

Serviço

O QUÊ: Mesa-redonda "Facilidades e barreiras na atuação profissional em cuidados paliativos: diálogos entre fisioterapia e educação física".
QUANDO: 5 de agosto, das 14h às 16h.
ONDE: Sala 10 da Udesc Cefid , Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, com inscrições neste link.  

O QUÊ: Oficina "Cuidados paliativos: possibilidades de assistência humanizada e promoção de qualidade de vida por meio do olhar interdisciplinar da Terapia Ocupacional e Educação Física".
QUANDO: 12 de agosto, das 14h às 16h30.
ONDE: Ginásio 2 da Udesc Cefid , Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, com inscrições neste link.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cefid fará eventos sobre cuidados de saúde para pessoas com doenças graves
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h