Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/06/2020-20h07

Projeto ligado à Udesc Laguna cria biblioteca eletrônica com texturas de ladrilhos

Um dos ladrilhos hidráulicos disponíveis é o da calçada do histórico Cine Teatro Mussi, de Laguna - Foto: Div.
Foi lançada a Biblioteca Eletrônica de Texturas, que reúne ladrilhos hidráulicos encontrados nas edificações de Laguna a partir de pesquisa científica realizada desde 2015 por alunos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Acesse a biblioteca.

As texturas disponíveis gratuitamente na biblioteca eletrônica servem para uso em computação gráfica, softwares de maquete eletrônica, cinema, vídeos, realidade virtual, realidade aumentada, entre outras possibilidades.

O material visa difundir e valorizar o patrimônio cultural arquitetônico de Laguna. "É uma forma de perenizar antigas práticas por meio de novos meios eletrônicos", explica o acadêmico Indio de Azevedo Vignes, estudante de Arquitetura e Urbanismo e idealizador do projeto de pesquisa.

Vignes explica que arquitetos e profissionais da área geralmente precisam pagar para ter acesso às texturas digitalizadas de qualidade. No entanto, o grupo envolvido na iniciativa resolveu oferecer o acervo de forma gratuita à população. "É uma forma de agradecer tanto à Udesc quanto à sociedade de Laguna."

Como foi criado o acervo

O egresso Maicon Fedrigo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, é o responsável pela ideia de criar a bilblioteca eletrônica. As texturas são produzidas pela técnica Physically Based Rendering (PBR) Metalness Workflow em 4K (4096 x 4096 pixel).

"Quem trabalha com produção de conteúdo em computação gráfica sempre precisa de imagens para produzir texturas. Seria uma pena esse acervo não chegar às mãos de quem produz conteúdo", declara Maicon.

Para construir a biblioteca eletrônica, foram feitas, até o momento, 40 texturas diferentes pelo método PBR, que podem ser utilizadas em diversos programas da indústria de animações e imagens.

"Basta escolher o ladrilho (pelo vídeo de apresentação) e baixar o arquivo vinculado a ele. O arquivo é um zip com diversos arquivos PNG, que, aplicados nos programas, dão o efeito de brilho, profundidade, sombra, entre outros", explica Vignes.

Além dele e de Fedrigo, o grupo de criação da biblioteca eletrônica é formado pela estudante Isadora Cristina Cardoso, pelas egressas Amanda Godinho Dal Molin, Deborah Lurdes Triches Acordi e Francielen Vieira Meurer e pelo egresso João Paulo Mota.

Mais informações

Parte da pesquisa foi publicada na conta do projeto no Instagram. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo perfil, pelo e-mail do coordenador, indiovignes@gmail.com, e pelo e-mail do criador das texturas, maicon.fedrigo@gmail.com.
  
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h