Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/11/2013-20h01

Programa da Udesc Laguna conscientiza população sobre importância do patrimônio histórico

Estudantes do Comunidade Retrô levam conhecimento das atividades de ensino para moradores - Foto: Div.
O programa de extensão Comunidade Retrô, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, vem desenvolvendo três projetos desde o início deste ano para promover a preservação do patrimônio histórico e conscientizar os moradores.

Coordenado pelo professor Douglas Heidtmann Junior, o programa também busca divulgar o conhecimento das atividades de ensino da Udesc Laguna e elevar a auto-estima da população.

"Por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia de Pesca, a Udesc pode contribuir para que crianças, jovens e adultos passem a valorizar e reconhecer elementos já protegidos, como as edificações da poligonal de tombamento, e ainda não protegidos, como o patrimônio naval", diz o docente.

Além de Heidtmann Junior, o Comunidade Retrô tem a participação de nove acadêmicos, sendo um bolsista e oito voluntários.

Documentários

Em um dos projetos, o Documenta Laguna, a equipe grava e edita vídeos de curta-metragem para registrar o modo como a população do Centro Histórico reage a levantamentos do patrimônio feitos por alunos da disciplina de Técnicas Retrospectivas, da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo.

"A disciplina tem servido como gerador de opiniões favoráveis à preservação por parte dos moradores e usuários de edificações, pois aproxima-os dos jovens acadêmicos do curso, que, por sua vez, convencem os entrevistados sobre vantagens e benefícios, desmistificando a ideia de que o tombamento seria um congelamento", afirma o coordenador do Comunidade Retrô.

Heidtmann Junior enfatiza que o currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna é o único da Região Sul do Brasil que dedica três disciplinas obrigatórias para a preservação de prédios antigos – as outras são Patrimônio Histórico, na sexta fase, e Projeto de Restauro, na oitava.

A bolsista do programa, Débora Rosa, explica que os vídeos também mostram a relação das pessoas com as edificações.

"A gente quer mudar a forma como as pessoas enxergam o patrimônio, para passarem a vê-lo como algo positivo, e a forma audiovisual consegue transmitir melhor as informações", comenta.

O primeiro documentário, "Memórias", traz declarações de dois moradores e já está na internet, enquanto o próximo terá entrevistas com os frequentadores do Mercado Público de Laguna.

Além dos vídeos, o projeto vem realizando dinâmicas de educação patrimonial com turmas da quinta à oitava séries de duas escolas para mostrar a importância do Centro Histórico.

Outros projetos

O Comunidade Retrô tem mais dois projetos. Em um deles, o Patrimônio Revisitado, são apresentados procedimentos de manutenção e conservação para moradores e usuários de edificações de interesse histórico e cultural.

Já o Reconhecer da Pesca Artesanal interage com as comunidades pesqueiras do complexo lagunar e registra o valor do patrimônio naval existente, como os sarilhos e os ranchos de pesca.

"Em 2014, vamos mudar os nomes dos projetos para reforçar a marca do programa. O Documento Laguna, por exemplo, passará a ser Retrópolis, enquanto o Patrimônio Revisitado se chamará Retroscópio", destaca o coordenador.

De acordo com Heidtmann Junior, o Comunidade Retrô teve recursos do Programa de Apoio a Extensão (Paex), da Udesc, neste ano e receberá verbas do Ministério da Educação (MEC) em 2014, por meio do Programa de Extensão Universitária (Proext).


Leia mais:

7/11/2013 - Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna conhecem restauração do museu da universidade

8/7/2013 - Udesc obtém mais de R$ 1 milhão em edital de extensão do Ministério da Educação

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h