Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/08/2019-21h27

Udesc Laguna promove aula magna sobre legado de Hans Broos nesta terça de manhã

Broos é um dos expoentes da arquitetura moderna do Brasil - Fotos: Divulgação (1)/Cristiano Mascaro (2-4)
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, promoverá a aula magna deste semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo nesta terça-feira, 20, às 10h, no Auditório do Bloco 2.

A palestra terá o tema "O passado sempre presente: Origens, diálogos e assimilações na obra de Hans Broos" e será ministrada pela professora Karine Daufenbach, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

O arquiteto Hans Broos (1921-2011) nasceu na Eslováquia e veio para o Brasil nos anos 50, onde foi um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira, destacando-se pelo cuidado na relação entre humanos e natureza em cerca de 400 projetos, como indústrias, igrejas, prédios comerciais e residências, sobretudo em Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Goiás.

Em SC, destacam-se, por exemplo, as plantas industriais no setor têxtil da Cia. Hering em Blumenau (veja fotos da matriz na galeria abaixo e análise do projeto) e em outras cidades do Vale do Itajaí, como Rodeio e Ibirama.

Registros históricos

A obra de Broos foi analisada por Karine Daufenbach na dissertação "Hans Broos: A expressividade da forma" e na tese "A modernidade em Hans Broos", em pesquisas realizadas na área de Arquitetura e Urbanismo.

Além disso, os arquitetos urbanistas André Luís de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio lançaram o livro "Hans Broos: memória de uma arquitetura" no ano passado, resgatando mais de cinco décadas de atuação profissional desse expoente. Confira mais detalhes sobre o livro.

Serviço

O QUÊ: Palestra "O passado sempre presente: Origens, diálogos e assimilações na obra de Hans Broos", com a professora Karine Daufenbach, da Ufsc.
QUANDO: Nesta terça-feira, 20, às 10h.
ONDE: Auditório do Bloco 2 da Udesc Laguna, Rua Coronel Fernandes Martins, nº 270, Bairro Progresso.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h