Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/10/2018-13h56

Udesc, Ifsc e Fapesc criam equipamento inédito para pesquisas em Fisioterapia

Esteira automatizada foi aliada a câmara hiperbárica para testes em camundongos - Foto: Gustavo Vaz
Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) criou um novo equipamento, sem similar no mercado, para uso no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde, especialmente na Fisioterapia.

O aparelho – uma esteira automatizada aliada a uma câmara hiperbárica para testes ergométricos em camundongos – foi entregue na tarde desta segunda-feira, 8, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Udesc em Florianópolis.

Entre suas funcionalidades, a máquina será utilizada para avaliar efeitos do treinamento físico aeróbio (TFA) em animais portadores de doenças pulmonares crônicas, visando alavancar pesquisas com foco na diminuição dos sintomas.

O evento de entrega reuniu representantes das três instituições, incluindo gestores, professores e acadêmicos ligados ao projeto e aos laboratórios de pesquisa envolvidos na iniciativa.

Laboratórios

Na Udesc Cefid, o equipamento será utilizado em atividades de análise de performance por três laboratórios: o de Pesquisas Experimentais (Lapex), o de Instrumentação (Labin) e o de Análise Multissetorial (Multilab).

A demanda de criação do aparelho partiu da professora Deborah de Camargo Hizume Kunzler, coordenadora do Lapex e docente do Departamento de Fisioterapia da Udesc.

No evento de entrega, ela destacou a parceria das instituições e o trabalho de fisioterapeutas e engenheiros, que proporcionou a criação de um equipamento único, "com uma acurácia que não existe no mercado".

A docente também agradeceu a todos que participaram da criação do aparelho, que proporcionará uma série de projetos de pesquisa na área – o inaugural, sobre animais com doença renal crônica, será realizado em parceria com o Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir), coordenado pela professora Elaine Paulin.

Também participaram do encontro as docentes Monique da Silva Gevaerd Loch, do Multilab, e Susana Domenech, do Labin.

Engenharia Mecatrônica

Pelo Ifsc, estiveram presentes no evento de entrega docentes e alunos do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis, que desenvolveram a máquina, dentre eles os professores Valdir Noll e Jhonattan Gutjahr, coordenadores do projeto mecânico.

Ao todo, 11 estudantes e cinco professores participaram do processo, desde o desenvolvimento do software até as partes mecânica e elétrica do equipamento.

Segundo o professor Noll, foram investidos cerca de R$ 10 mil na elaboração e execução do projeto – valor que poderia chegar a R$ 100 mil, caso fosse executado por uma empresa comercial.

Metade dos recursos foram viabililizados pela Fapesc, representada no encontro pela coordenadora de Projetos, Sônia Bernardini, e o restante veio do próprio Ifsc.

Noll também agradeceu a todos que se envolveram no processo, destacando o grande aprendizado gerado aos participantes, especialmente aos estudantes, e manifestou a alegria da equipe em entregar um equipamento inovador, construído em apenas um ano, como resultado de um projeto de pesquisa.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com o Lapex pelo e-mail lapex.cefid@udesc.br.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Esteira automatizada aliada a câmara hiperbárica para testes ergométricos em camundongos foi entregue na Udesc Cefid nesta segunda
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h