Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/08/2018-17h55

Estudantes da Udesc têm trabalhos premiados em jornada estadual de Fisioterapia

Alunas da Udesc Cefid conquistaram os três primeiros lugares na modalidade de pôsteres - Foto: Divulgação
Cinco estudantes do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tiveram trabalhos premiados na 15ª Jornada Catarinense de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Jocafir), realizada nos últimos dias 17 e 18, em Criciúma.

Na modalidade de apresentação de trabalhos em forma de pôsteres, que contou com 38 inscritos, as acadêmicas Maryne Ramos Silva, Catherine Corrêa Peruzzolo e Thais Martins Albanaz da Conceição obtiveram as três primeiras colocações.

Veja abaixo os títulos dos trabalhos e a lista completa de autores de cada um:

1. "Mobilidade diafragmática em indivíduos saudáveis: qual o maior valor obtido para análise?", apresentado pela acadêmica Maryne Ramos Silva; demais autores: Catherine Corrêa Peruzzolo, Thais Martins Albanaz da Conceição, Dayane Montemezzo e Elaine Paulin;

2. "Mobilidade diafragmática de pacientes cirróticos com ascite após paracentese", apresentado pela acadêmica Catherine Corrêa Peruzzolo; demais autores: David de Souza Francisco, Thais Martins Albanaz da Conceição, Carolina Luana de Mello, Mariana Nunes Lúcio e Elaine Paulin;

3. "Oxigenação muscular periférica e capacidade funcional de indivíduos saudáveis e cirróticos", apresentado pela acadêmica Thais Martins Albanaz da Conceição; demais autores: Carolina Luana de Mello, Catherine Corrêa Peruzzolo, Tarcila Dal Pont, Maryne Ramos Silva, David de Souza Francisco, Anelise Sonza e Elaine Paulin.

Graduandas em Fisioterapia na Udesc Cefid, as três atuam no Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir), coordenado pela professora Elaine Paulin.

Apresentações orais

Já na modalidade de apresentação oral, foram duas premiações de pesquisadores vinculados à Udesc Cefid.

O mestrando em Fisioterapia Lucas Santos da Silveira conquistou o segundo lugar com o trabalho “Relações entre o teste do degrau de seis minutos e outros desfechos clínicos em pacientes com DPOC”.

Realizado pela doutoranda Anelise Bauer Munari, como fruto de sua dissertação de mestrado, o trabalho apresentado por Lucas verificou a relação entre o desempenho no teste do degrau de seis minutos e a função pulmonar, dispneia, estado de saúde e estado funcional em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

E a graduanda Ana Carolina Benedet Martins conquistou o terceiro lugar em apresentação oral com o trabalho "Intensidade de movimento e gasto energético em testes funcionais em pacientes com DPOC".

Realizado pela doutoranda Suelen Roberta Klein, como fruto de sua dissertação de mestrado, o trabalho apresentado por Ana Carolina avaliou e comparou a intensidade de movimento e o gasto energético durante o teste de caminhada de seis minutos e o teste de AVD-Glittre em pacientes com DPOC.

Nureab

Os dois trabalhos foram realizados com orientação da professora Anamaria Fleig Mayer, no Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (Nureab).

Outros dois estudos desenvolvidos pelo Nureab foram selecionados na categoria pôster: a mestranda em Fisioterapia Hellen Fontão Alexandre apresentou o trabalho “Existem diferenças nos sintomas de ansiedade e depressão entre indivíduos tabagistas e não tabagistas?”, fruto da dissertação de mestrado da Jaqueline Aparecida da Silveira.

E a graduanda Júlia Zanotto apresentou o trabalho “Caracterização do controle postural em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica”, fruto de dissertação de mestrado da doutoranda Raysa Silva Venâncio.

Realizada pela primeira vez no Sul do Estado, a 15ª Jocafir foi sediada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Alunas da Udesc Cefid conquistaram os três primeiros lugares na modalidade de pôsteres
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h