O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará três dias de atividades de capoeira em Florianópolis para o público em geral por meio do
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), em parceria com a Associação de Moradores de Ratones (Amora) e a Associação Cultural Catarinense Capoeira Angola Palmares (Acccap).
As atividades do Laplaf ocorrerão no âmbito do programa de extensão Lazer e Saúde e do projeto de ensino Meio Ambiente por Inteiro, todos coordenados pela professora
Alcyane Marinho, do
Departamento de Educação Física da Udesc Cefid e do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).
A primeira ação ocorre nesta quinta-feira, 18, com aula de capoeira infantil, iniciada às 17h30, e aula para adultos, às 19h, ambas ministradas pelo convidado mestre Dário, na Amora, no Bairro Ratones.
Nesta sexta-feira, 19, haverá duas oficinas de capoeira angola com o mestre Nô: a primeira será realizada às 12h, no Ginásio 2 da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros; e a segunda ocorrerá no Bloco 6 do Centro de Desportos (CDS), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), no Bairro Trindade, às 19h.
No mesmo dia, também será feita uma atividade direcionada às crianças, com o mestre Pinóquio, às 18h, no Recreativo Clube Corinthians, no Bairro Pantanal.
A programação terá conclusão no sábado, 20. Com supervisão do mestre Polegar, o Laplaf realizará uma edição excepcional da Roda do Mercado Público às 10h. Essa roda de capoeira de rua é uma atividade tradicional que ocorre mensalmente no local, sempre no primeiro sábado do mês.
Também no sábado, às 15h, o Bloco 6 do CDS/Ufsc receberá a cerimônias de formatura para entrega e troca de graduações de capoeira aos diversos alunos atendidos pelos projetos.
Mestre Dário
É mestre formado pela Associação Brasileira e Cultural de Capoeira Angola Palmares em agosto de 2013. Em 2019, concluiu a graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e, em 2024, concluiu mestrado em Educação pela mesma instituição. Atualmente, cursa Licenciatura em Ciências Sociais na UFPB. Desenvolve atividades desde 1998, ministrando aulas de capoeira angola para crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversos projetos sociais em João Pessoa, capital da Paraíba.
Mestre Nô
Norival Moreira de Oliveira é uma figura lendária na capoeira angola, na qual iniciou aos 4 anos, com os mestres Nilton e Cutica, dois irmãos respeitados na comunidade capoeirista, que o apresentaram aos mestres mais velhos, Pirró e Zeca.
Fundou várias academias desde a década de 1960 (Capoeira Retintos, Orixás da Bahia e Capoeira Angola Palmares), que se tornaram centros de resistência cultural e preservação das tradições da capoeira.
Em reconhecimento à sua contribuição e à sua história com a capoeira, recebeu o título de Notório Saber em Educação pela Ufsc e pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atualmente, é professor visitante da Ufba, desenvolvendo atividades de ensino e extensão com capoeira.
Mestre Pinóquio
Valdemiro Pereira Filho (mestre Pinóquio) é de Biguaçu e conheceu a capoeira aos 10 anos, no Educandário 25 de Novembro, em Florianópolis, onde era interno devido à vulnerabilidade social da sua família. Iniciou sua jornada como discípulo do mestre Pop e, desde então, tem se dedicado ao desenvolvimento da capoeira, principalmente em projetos sociais de comunidades carentes.
É o fundador da Escola Quilombola de Capoeira Angola, registrada como Associação Cultural de Capoeira Angola Quilombola. Atualmente, continua seu trabalho na sede da associação e em núcleos pela Grande Florianópolis, focando em desenvolver o trabalho de resgate sociocultural através da capoeira.
Mestre Polegar
Mestre de capoeira angola, é formado pela Associação Brasileira e Cultural de Capoeira Angola Palmares. Desenvolve atividades em Florianópolis como educador de capoeira desde 1997 e atualmente é responsável diretamente pelas aulas de capoeira oferecidas gratuitamente na espaço cultural da Associação Cultural Catarinense Capoeira Angola Palmares e no projeto de extensão Capoeira da Ilha, do Centro de Educação (CED), da Ufsc, cuja coordenadora é a professora
Jeane Vanessa Souza Silva.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo
perfil do Laplaf no Instagram.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637