Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/09/2025-20h23

Pesquisadoras da Udesc Cefid apresentam trabalhos sobre lazer em congresso mundial

Professora Alcyane (no centro) e doutorandas Carolina (à esq.) e Maria Eduarda foram a evento - Fotos: Div.
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi representado por pesquisadoras do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf) no 18th World Leisure Congress, que é um dos eventos internacionais mais importantes na área do lazer e teve sua mais recente edição bienal realizada em Breda, na Holanda, no fim de agosto.

Com o tema central "Leisure for a better society" ("Lazer para uma sociedade melhor"), o evento reuniu cerca de 500 pesquisadores, professores e profissionais de todo o mundo para debater desafios contemporâneos do lazer nas suas múltiplas dimensões, assim como práticas, políticas e pesquisas sobre o papel do lazer no desenvolvimento humano e social.

A comitiva da Udesc Cefid foi liderada pela coordenadora do Laplaf, professora Alcyane Marinho, e também contou com duas orientandas dela no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), as doutorandas Maria Eduarda Tomaz Luiz e Carolina Girola.

O grupo apresentou quatro trabalhos, que são produções do projeto de pesquisa "Lazer e Direitos Humanos: uma investigação com grupos minoritários na Grande Florianópolis" e abordam diferentes dimensões do lazer e suas relações com inclusão social, juventude, educação e cultura. Confira a lista:

  • "Benefits of leisure for youth in institutional care in Southern Brazil", com autoria de Maria Eduarda Tomaz Luiz, Monika Stodolska e Alcyane Marinho e apresentação de Maria Eduarda Tomaz Luiz;
  • "Leisure and capoeira: reflections on the occupation of public space in the Roda do Mercado in Florianópolis (Southern Brazil)", com autoria de Samara Escobar Martins e Alcyane Marinho e apresentação de Alcyane Marinho;
  • "Social sports and leisure projects: perspectives on objectives and practices of teachers and students in Brazil", com autoria de Beatriz Freitas da Cunha, Carolina Girola e Alcyane Marinho e apresentação de Carolina Girola.

Experiência fortalecedora

"A participação das pesquisadoras do Laplaf/CNPq/Udesc no 18th World Leisure Congress representa uma oportunidade estratégica de fortalecimento acadêmico, difusão científica e internacionalização, ao promover o diálogo com pesquisadores de diferentes contextos socioculturais. Além disso, a experiência contribui para a ampliação de redes de colaboração científica e para a consolidação de trajetórias acadêmicas alinhadas às demandas globais da área do lazer", destaca a professora Alcyane.

Para a doutoranda Carolina, "foi uma grande oportunidade poder apresentar um trabalho desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa, e esse momento, com certeza, contribuiu para desenvolver minha habilidade de comunicação em outro idioma e trouxe a confiança e o empoderamento de poder representar a universidade e meu laboratório em outras oportunidades".

A doutoranda Maria Eduarda também ressalta a importância de ter participado do congresso, que foi "uma experiência extremamente enriquecedora para minha formação acadêmica e pessoal". "Foi uma oportunidade de internacionalização, a qual permitiu a ampliação da visibilidade da pesquisa que desenvolvo, bem como a aproximação com outros pesquisadores e grupos de estudo internacionais, fortalecendo possíveis redes de colaboração", afirma.

A pesquisadora também diz que "foi um marco importante na trajetória do doutorado, uma vez que possibilitou não apenas a disseminação da pesquisa que venho desenvolvendo, mas também a inserção em um espaço global de discussão científica, ampliando o alcance e a relevância do trabalho". 

A docente Alcyane esteve na Holanda com recursos financeiros da Udesc (Reitoria e PPGCMH). Maria Eduarda também recebeu auxílio do programa de pós-graduação, enquanto Carolina viajou com recursos próprios.

Visita técnica e parcerias

Após o congresso, a professora Alcyane e a doutoranda Maria Eduarda conheceram a Universidade de Ciências Aplicadas de Breda (Buas, na sigla original), que fica a cerca de 100 quilômetros da capital da Holanda, Amsterdã, em outra ação de internacionalização do PPGCMH.

"Pudemos realizar uma visita técnica por intermédio do professor dr. Jörn Fricke, professor titular da Academy for Leisure and Events, quem gentilmente nos recebeu e nos mostrou todas as instalações. Tivemos a oportunidade de realizar reuniões para conhecermos melhor nossos interesses de estudo, bem como conversar sobre intercâmbios entre nossas universidades, visando a realização de pesquisas em parcerias internacionais", conta a docente da Udesc Cefid.

De acordo com Alcyane, os interesses atuais de pesquisa de Fricke "residem no papel das experiências de lazer e da resiliência por meio do desenvolvimento comunitário, tema este em estreita relação com o projeto 'Lazer e Direitos Humanos' que coordeno no Laplaf, do qual ele é membro pesquisador internacional. O professor ficou muito interessado em participar de atividades de mobilidade internacional com o PPGCMH, seja recebendo nossos alunos em sua universidade, enviando seus alunos para a Udesc e, inclusive, visitando a Udesc, para ministrar disciplinas, entre outras atividades que venhamos a idealizar colaborativamente".

Ela conta que também teve "a oportunidade de ser recebida pelo professor dr. Marcel Bastiaansen, cofundador e diretor do Experience Lab, que coordena uma série de pesquisas inovadoras para medições objetivas e biológicas das experiências e emoções vivenciadas em instalações, espaços e equipamentos turísticos e de lazer. Foi uma oportunidade ímpar para conhecer seu laboratório, os estudos que estão sendo realizados nele, bem como nos aproximar especialmente de dois professores".

"A primeira, Ana Carolina Jordão, professora e doutoranda da Breda University of Applied Sciences, que está pesquisando como as tecnologias imersivas impactam as experiências de lazer e eventos. Ao ficar muito interessada em um estudo que ela realizou em um parque temático holandês e as experiências de lazer dos usuários, eu a convidei para ministrar uma videoconferência para meus alunos da graduação na disciplina de Lazer e Recreação deste segundo semestre de 2025 e, no próximo ano, para meus alunos da pós-graduação em Estudos Avançados do Lazer, no PPGCMH. Ela prontamente aceitou, e estamos ansiosas pela nova oportunidade", celebra Alcyane.

"O outro professor que também ficou interessado em parceria é Anderson Gomes de Souza, da Universidade Federal de Pernambuco, que, neste ano, está fazendo pós-doutorado na Breda University of Applied Sciences. Ele é do curso de Hotelaria e Turismo e atualmente está trabalhando com validação de instrumentos de pesquisa. Ele ficou interessado em participar de algumas aulas da disciplina de Metodologia da Pesquisa I, a qual está em andamento neste semestre no PPGCMH. Também já foram agendados encontros e novas possibilidades de aproximação", afirma.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail alcyane.marinho@udesc.br e na página do Laplaf.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637 

* Notícia atualizada em 11/09/2025, às 15h44
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h