Time do Laplaf representou Udesc Cefid no Congresso
Brasileiro de Ciências do Esporte, em SP - Fotos: Div.
Cinco estudantes de graduação e pós-graduação ligados ao
Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), representaram a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no
24º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace) e no 11º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice), que ocorreram na Universidade de São Paulo (USP), no começo de setembro.
"Trata-se de um evento científico de periodicidade bienal, consolidado como o maior evento do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e reconhecido como um dos mais relevantes e rigorosos entre as sociedades científicas da área", diz a coordenadora do Laplaf, professora
Alcyane Marinho. Além disso, o Conbrace 2025 ofertou oficinas temáticas, "dialogando perfeitamente com o perfil de ações extensionistas".
A docente também ressalta que "este evento se destaca no cenário nacional e latino-americano pela excelência científica e pela credibilidade conquistada ao longo de 45 anos de história. A presença de estudantes de Santa Catarina fortalece a visibilidade científica e extensionista nacional e contribui para a difusão dos resultados, justificando a participação dos estudantes do Cefid".
A comitiva da Udesc Cefid apresentou seis trabalhos acadêmico-científicos, que concorreram ao Prêmio CBCE de Literatura Científica e Artes Visuais. Um deles foi premiado no grupo de trabalho temático "Lazer e Sociedade" e dois receberam menções honrosas no GTT "Formação Profissional e Mundo do Trabalho".
Prêmio para trabalho de capoeira
O prêmio foi conquistado pela doutoranda
Samara Escobar Martins, que é aluna do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) e apresentou o trabalho "Oficina de berimbau como ato de resistência cultural em um projeto social", diretamente relacionado com a dissertação da mestranda
Raiane Cunha da Conceição e as atividades desenvolvidas por ela no Centro de Educação Popular (Cedep), no Bairro Monte Cristo, em Florianópolis.
Samara também apresentou trabalho na sala de imagens e inventos visuais com o vídeo "Capoeira na roda e na rua: quase 40 anos de resistência no mercado público de Florianópolis".
O Conbrace 2025 teve o tema "Caminhos do Sul Global, resistências ao neoliberalismo e ao risco de um 'holocausto urbano': desafios para a Educação Física e as Ciências do Esporte". Segundo a professora Alcyane, esse tema está em sintonia "com os objetivos do programa de extensão Lazer e Saúde, em especial, com o projeto de extensão Ubuntu Capoeirar, o qual está relacionado com a tese da doutoranda Samara, que investiga a capoeira na perspectiva do lazer e dos direitos humanos".
Criado em 2013, esse programa de extensão da Udesc Cefid "é inter-relacionado diretamente ao ensino e à pesquisa" e "reconhece o lazer como uma necessidade e um direito humano, que se manifesta na cultura vivenciada, além de ser um espaço privilegiado para manifestações lúdicas".
"Nessa perspectiva, o lazer se configura como uma possibilidade de desenvolvimento e emancipação humana, bem como um importante indicativo de participação na sociedade, que deve estar ao alcance de todas as pessoas, independentemente de gênero, raça ou classe social", destaca Alcyane.
Menções honrosas
Os bolsistas de extensão
Cauê Fernandes dos Santos e
Marcos Felipe Rodrigues dos Santos, que são alunos da
Licenciatura em Educação Física, apresentaram os trabalhos da Udesc Cefid que receberam menções honrosas no Conbrace 2025: "Extensão universitária e formação docente: um relato de experiência"; e "Convívio e aprendizado com mestres e mestras de capoeira na extensão universitária". Ambas as produções são resultados de ações realizadas no programa de extensão Lazer e Saúde.
"A oportunidade de apresentar resultados de ações extensionistas no evento é uma oportunidade ímpar para os discentes estabelecerem relações com outros grupos de pesquisa e de extensão; vislumbrarem diferentes perspectivas e discursos que estejam presentes na área; exercitarem sua comunicação e conhecimentos ao apresentarem os trabalhos que estão desenvolvendo; e ouvirem professores e pesquisadores da área, dentre outras experiências culturais e acadêmicas riquíssimas para sua formação", diz a professora Alcyane.
Para o aluno Marcos, "foi muito importante participar de um evento científico desta dimensão, que se desdobrou como um espaço de reflexão crítica e de diálogo interdisciplinar. A experiência possibilitou ampliar meu entendimento sobre as dinâmicas sociais, políticas e culturais que atravessam o Sul Global, bem como os desafios impostos pelo neoliberalismo e seus impactos nos territórios urbanos".
"A participação no evento contribuiu significativamente para a formação acadêmica, ao promover trocas de saberes com pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas, fortalecendo a postura crítica e o compromisso com práticas de resistência e transformação social", acrescenta.
O acadêmico Cauê comenta que "participar pela primeira vez do Conbrace foi uma experiência enriquecedora e significativa para a minha formação acadêmica, principalmente no desenvolvimento da habilidade de apresentação de um trabalho".
Segundo ele, o evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física e Ciências do Esporte de diversas regiões do País, "promovendo um ambiente proveitoso de troca de conhecimentos e atualização científica".
"TIve a oportunidade de assistir a diversas palestras, apresentações de trabalhos e mesas-redondas que abordaram temas atuais e relevantes, como metodologias de ensino, inovação em atividades físicas, saúde e desempenho esportivo. A qualidade dos debates e a diversidade dos temas reforçaram e contribuíram para ampliar a minha visão sobre a área", salienta.
Demais trabalhos do Laplaf
O Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Udesc Cefid teve mais dois trabalhos divulgados no Conbrace 2025, com a mestranda
Beatriz Bentes Pimentel, do PPGCMH, e a bolsista de iniciação científica
Nicole May Vieira, do
Bacharelado em Educação Física.
A mestranda apresentou o trabalho "Atuação de uma acadêmica de Educação Física no ensino das habilidades em manejo em cadeira de rodas para uma criança com lesão medular". Para ela, a participação foi uma experiência enriquecedora por se tratar da sua primeira vez em congressos nacionais.
"Essa vivência contribuiu de forma significativa para os estudos, favoreceu o desenvolvimento de habilidades de apresentação, possibilitou o contato com pesquisas e profissionais de diferentes estados, proporcionou uma imersão em temáticas que se aproximavam do meu campo e ainda trouxe aprendizados que servirão tanto para a vida pessoal quanto profissional", afirma Beatriz, ressaltando ainda que "a vivência em um congresso nacional amplia horizontes e evidencia o quanto o Brasil é rico em pesquisas de grande relevância e qualidade".
A bolsista Nicole apresentou o trabalho "A jornada de uma ex-atleta e atual professora de taekwondo como estudante do curso de Educação Física: um relato de experiência".
"Participar desse congresso foi uma grande honra e trouxe diferentes aprendizados e experiências que serão muito importantes para a minha vida pessoal e profissional. A vivência possibilitou conhecer e aprender com diferentes professores e pesquisadores, ter contato com as diversas áreas da Educação Física e trabalhar minha escrita e comunicação", aponta.
Além dos aspectos acadêmicos, Nicole diz que também conseguiu conhecer ainda mais a cidade de São Paulo e fazer passeios culturais com seus colegas, "que também são momentos muito ricos de aprendizados". "Eventos como esse geram criticidade e reflexão na vida do discente, fazendo-o refletir sobre as suas práticas e as diversas possibilidades da área, o que pode contribuir significativamente para a sua trajetória acadêmica e profissional", conclui.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
alcyane.marinho@udesc.br, na
página do Laplaf e no
perfil do laboratório no Instagram.
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637