Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/04/2021-15h25

Udesc procura parceiro para fabricação de processadora de fibra de bananeira

José Oliveira da Silva, Régis Scalice e Cassiano Moura, com primeiro modelo da máquina - Foto: Jonas Pôrto

Para marcar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, comemorado em 26 de abril, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), intensificou a divulgação da primeira das suas 15 patentes de invenções registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O objetivo é buscar um parceiro industrial para colocar em produção a processadora modular de fibra de bananeira, máquina desenvolvida na universidade para processar fibra de bananeira ou planta similar, culminando na produção de fibras que antes eram feitas de forma manual ou com ferramentas adaptadas de outras atividades.

"A Udesc está em busca de um parceiro comercial que possa explorar o nosso invento, otimizar e ampliar o seu uso", diz a coordenadora da Cipi, Carla Roczanski.

Sobre a máquina

A patente da processadora foi depositada pela Udesc em 2013 e é a mais antiga da instituição. O conceito inicial da máquina teve a participação dos alunos Olivan Bittencourt e Rodrigo Borba e do professor Régis Scalice.

Posteriormente, o projeto também teve a colaboração do professor José Oliveira da Silva e do aluno Cassiano Moura, todos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joinville.

A processadora criada na Udesc funciona a motor e realiza três funções principais: calandragem, separação e raspagem da capa e do couro. A máquina foi desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos (Ladep), do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Udesc Joinville.

Como funciona o registro pela Udesc?

A Cipi coordena as atividades inerentes às parcerias com instituições públicas e privadas, inovação, transferência de tecnologia e de propriedade intelectual na universidade. Dentro do órgão, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é responsável pela gestão da política institucional de inovação e propriedade intelectual da Udesc.

O registro de marcas, patentes, indicações geográficas, desenho industrial, softwares e cultivares é feito pelo NIT aos projetos desenvolvidos por servidores ou alunos da Udesc, respeitando o que diz a Lei Catarinense de Inovação (Lei nº 14.328/2008) e a Política de Inovação da Universidade (Resolução nº 090/2014 do Consuni).

"Uma invenção pode levar desde a uma melhoria da qualidade de vida das pessoas até a comercialização de produtos mais baratos e eficientes. Além disso, a sociedade se beneficia com o conhecimento de uma tecnologia que poderia nunca chegar a ser divulgada", conclui Carla.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h