Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

03/04/2020-18h51

Udesc produz gel antisséptico contra Covid-19 para saúde de Balneário Camboriú

 
Material de saúde foi fabricado pelo Laboratório de Química da Udesc Balneário Camboriú - Foto: Divulg.

Nesta quinta-feira, 2, professores e alunas do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), doaram, para a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú, 30 litros de gel antisséptico produzidos pelo Laboratório de Química.

Fabricado conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o gel antisséptico é eficaz no combate ao novo coronavírus e não usa o carbopol, elemento químico que é essencial para fazer álcool em gel e está escasso.

Composta por álcool, glicerina e peróxido de hidrogênio, a solução foi elaborada pela professora Adriane Sambaqui Gruber e pelo professor Damianni Sebrão, com a colaboração das alunas Janaíne Martins e Letícia Regina da Rosa, todos do curso de Engenharia do Petróleo.

O diretor-geral da Udesc Balneário Camboriú, José Carlos de Souza, conta que, em 1° e 2 de abril, foram produzidos 50 litros do gel e, desse volume, 30 litros foram doados à Secretaria da Saúde.

"Os outros 20 litros serão fornecidos para kits de prevenção à Covid-19 no projeto coordenado pelas professoras Martha Kolhs, Letícia Trindade e Clarissa Boerhr, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste", diz Souza.

Eficácia e baixo custo

A professora Adriana, uma das coordenadoras do projeto, afirma que "a vantagem deste gel sanitizante é que, além da eficácia comprovada, sua composição envolve substâncias que estão disponíveis no mercado e apresentam baixo custo". Apenas químicos e farmacêuticos podem manusear esses produtos com segurança.

De acordo com a docente, é importante que "cada um de nós trabalhe para preservar a saúde da população, com os meios e conhecimentos que lhe são disponíveis".

Para o diretor-geral da Udesc Balneário Camboriú, a ação liderada pela professora Adriane e pelo professor Sebrão se soma às diversas frentes de trabalho que a universidade está desenvolvendo nesse momento e "reforça ainda mais o papel da Udesc no desenvolvimento do Estado e em prol da coletividade".

Universidade contra pandemia

Em todas as suas unidades, a comunidade acadêmica da Udesc segue mobilizada em ações diversas contra a pandemia, com atividades que envolvem alunos, técnicos e professores.

A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h