Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2018-13h32

Udesc recebe comissão do MEC para recredenciamento do ensino a distância

Comissão visitará Reitoria e centros - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe a partir de quarta-feira, 21, a visita da comissão externa que fará a avaliação para recredenciamento da oferta de ensino a distância pela instituição.

Formada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a comissão avaliará a Udesc conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A programação inclui três dias de atividades, com visitas à Reitoria e aos centros, reuniões com a comunidade universitária e gestores, além de encontros com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e as comissões setoriais de avaliação (CSAs) das unidades com cursos EAD.

A abertura da visita ocorre na quarta-feira, 21, às 9h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. No mesmo dia, a comissão visitará o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e a Biblioteca Universitária (BU); e, a partir das 15h30, serão realizadas reuniões no Centro de Educação a Distância (Cead), com diferentes segmentos da comunidade acadêmica.

Na quinta-feira, 22, às 10h, a comissão participará de visita à Reitoria e de reunião com a CPA, na Pró-Reitoria de Ensino (Proen). O encerramento da avaliação será na sexta-feira, 23, às 17h, no Plenarinho da Reitoria. 

Eixos norteadores

No total, avaliação institucional externa é norteada por cinco eixos: "Planejamento e avaliação institucional"; "Desenvolvimento institucional"; "Políticas acadêmicas"; "Políticas de gestão"; e "Infraestrutura".

Para a modalidade de ensino a distãncia, a avaliação conta ainda com indicadores específicos, tais como: implantação de sistemas de avaliação, considerando as especificidades do EAD; integração do EAD ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); formação de convênios e parcerias; e investimentos em infraestrutura com tecnologia específica.

"Durante a avaliação, destacam-se as ações desenvolvidas pela instituição nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, voltadas para o suporte ao EAD", explica a coordenadora de Avaliação Institucional da Udesc, Gesilani da Silva Honório.

Política EAD

Segundo Gesilani, o recredenciamento da oferta do EAD contribuirá para a execução das ações da Política de Ensino a Distância da Udesc. Elaborada em 2014 e aprovada pela Resolução nº 106/2014 do Conselho Universitário (Consuni), a política visa expandir, interiorizar e internacionalizar a oferta dos programas e projetos de ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação por meio da modalidade EAD.

A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, destaca que o ensino na modalidade a distância é um tema que vem sendo tratado desde o Plano 20, tendo sido contemplado no PDI e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade.

"Estamos completando quatro anos da nossa política para o ensino na modalidade a distância, trabalhando gradativamente na consolidação dos projetos pedagógicos dos cursos a partir do convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB)", afirma Soraia.

Segundo a pró-reitora, há ainda um grande caminho a ser percorrido, com o debate sobre a possibilidade de adoção de 20% da modalidade a distância nos currículos dos cursos na modalidade presencial.

Modelo a ser seguido

A história da educação a distância na universidade iniciou na Udesc Faed, com o Núcleo de Apoio Pedagógico (Nape), que tinha a missão de capacitar e dar assessoria pedagógica aos docentes da rede municipal.

Diante da grande demanda, o primeiro projeto do curso de Pedagogia na modalidade EAD foi encaminhado em 1997 ao MEC, que, à época, não tinha regras específicas para a educação a distância.

"O projeto da Udesc protagonizou e continua auxiliando na definição das políticas e dos modelos de projetos nessa área no Brasil", afirma o diretor-geral da Udesc Cead, David Daniel e Silva.

"A abrangência dos cursos oferecidos pela universidade, em dezenas de municípios catarinenses, possibilita o acesso ao ensino superior a centenas de alunos que, morando no interior, podem realizar o sonho de ter uma formação em uma universidade de qualidade, pública e gratuita", destaca o professor.

David ressalta ainda o impacto que os avanços tecnológicos tiveram sobre a modalidade nas últimas décadas. "Nos anos 1980, a EAD era implementada por correio comum, através de cartas. Hoje, com as redes de comunicação de alta velocidade, os alunos recebem material didático imediatamente, participam de aulas síncronas, como se estivessem em um local de ensino presencial, conhecendo os professores, e ainda têm o privilégio de assistir aulas gravadas, no horário mais adequado a seus interesses", afirma.

Cursos em oferta

Atualmente, a Udesc oferece quatro cursos de graduação na modalidade a distância (veja abaixo) e tem novos projetos previstos para os próximos anos. Na pós-graduação, são ofertados cursos de especialização (lato sensu) e mestrados em rede.

Os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo sistema UAB têm por finalidade atender a formação inicial e continuada dos professores da educação básica. São eles: Licenciatura em Pedagogia, Informática e Ciências Biológicas, da Udesc Cead; e Bacharelado em Administração Pública, da Udesc Esag.

No ensino de pós-graduação, a Udesc participa do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), ofertando os seguintes cursos: ProfArtes, do Centro de Artes (Ceart); ProfMat, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT); e ProfHistória, da Udesc Faed.

Pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública, a universidade oferece o curso de Especialização Gestão Municipal, desenvolvido pela Udesc Esag.

A universidade também lançou em 2016 o curso lato sensu em Educação Inclusiva, que é oferecido pela Udesc Cead, e poderá futuramente ampliar a quantidade de vagas por meio do sistema UAB.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Avaliação Institucional da Udesc (Coai) pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8077, das 13h às 19h.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Comissão externa visitará Reitoria e centros entre os dias 21 e 23
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h