IGC da Udesc chegou a 3,45 em 2016, marca superior ao
desempenho de 2015, de 3,42 - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
É o que mostra o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2016, que avaliou 230 universidades e institutos federais e estaduais e foi divulgado nesta segunda-feira, 27, pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,45 (em 2015, foi de 3,42), e ganhou uma posição no ranking de quase 40 universidades estaduais, passando a ser a oitava colocada.
Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a universidade catarinense teve as seguintes notas: 3,14 na graduação; 4,33 no mestrado; e 4,62 no doutorado.
Sobre o cálculo
O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.
O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010