Dados ajudam núcleos e direções dos centros a promover
melhorias nos cursos - Foto: Jonas Pôrto
Até 12 de novembro, alunos e docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão participar da avaliação dos cursos de graduação sobre o segundo semestre. As identidades serão mantidas em sigilo.
Os participantes devem acessar o
Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), clicar no menu lateral "Responder Avaliação Institucional" e preencher o questionário. Conforme a
Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), o acesso também ocorre por tablets e smartphones.
Na avaliação institucional deste semestre, os participantes podem dar opiniões sobre o desempenho dos professores, das disciplinas e do seu curso nos seguintes formulários:
-
Organização didático-pedagógica do curso: quatro questões
-
Organização didático-pedagógica da disciplina: cinco questões (por disciplina)
-
Desempenho docente: oito questões (por professor)
-
Autoavaliação docente: quatro questões
Para auxiliar acadêmicos e professores no preenchimento da avaliação, a Coai produziu
tutoriais.
Importância dos dados
A avaliação interna dos cursos envolve a Coai e a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que usam as informações coletadas nas tomadas de decisão.
Com esse procedimento, a universidade busca analisar as ações planejadas e realizadas, além de detectar potencialidades e fragilidades e de preparar mudanças para os cursos.
Os resultados são divulgados pelas comissões setoriais de avaliação dos centros (CSAs), enquanto as melhorias são de responsabilidade dos núcleos docentes estruturantes dos cursos (NDEs) e das direções de Ensino.
Os dados também servem para a regulação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), que atua no reconhecimento dos cursos de graduação e na renovação dessa condição.
Mais informações podem ser obtidas com a Coai pelo e-mail
coai.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8077, das 13h às 19h.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010