Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

12/11/2020-17h39

Udesc Cead recebe inscrições para cursos sobre o Moodle que iniciam nesta sexta

Formações são voltadas a professores, tutores e administradores do sistema - Imagem: Divulgação
O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para três cursos de capacitação online sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com atividades a partir desta sexta-feira, 13.

Gratuitas, as formações técnico-pedagógicas são voltadas a professores, tutores e administradores do sistema. Acesse o formulário de inscrição.  

A iniciativa visa "capacitar docentes da Udesc Cead e demais centros da universidade para uso dos recursos da plataforma, numa perspectiva de integração com suas propostas pedagógicas e melhor interação entre aluno e plataforma".

As formações serão ministradas pelo consultor Giovanni Farias, diretor da empresa GFarias Educação, que atua com o Moodle no Brasil.

Datas para cada público

  • Moodle para Tutores - Com foco nos tutores, que auxiliam professores na aplicação dos cursos online. Apresenta as ferramentas do Moodle na perspectiva do tutor, destacando os procedimentos que fazem parte da rotina de tutoria com o uso da plataforma. Datas: 13, 16, 17 e 18 de novembro, das 8h30 às 9h30.
  • Moodle para Professores - Visa habilitar usuários do domínio das funções do Moodle para montagem de cursos online. Seu foco é o que ocorre dentro da sala de aula virtual, com ênfase na sintaxe de uso das funções da plataforma para publicar conteúdo, controlar a interação de alunos, montar avaliação de aprendizado, gerenciar inscrições, monitorar a dinâmica do curso através de relatórios dinâmicos, dentre outras ações administrativas estáticas e dinâmicas que ocorrem. Datas: 13, 16, 17, 18, 20, 23, 25, 27, 30 de novembro e 2 de dezembro, das 8h30 às 9h30.
  • Moodle para Administradores - Visa habilitar usuários do domínio das funções administrativas do Moodle. Seu foco é o que ocorre além da sala de aula virtual, com ênfase nas principais funções e configurações que controlam o comportamento de toda a plataforma Moodle, como tema, segurança e idioma. Datas: 13, 16, 17, 18, 20, 23, 25, 27 e 30 de novembro e 2, 4, 7 e 9 de dezembro, das 8h30 às 9h30.

Após cada hora de aula, o consultor ficará disponível por até 30 minutos para esclarecer dúvidas. As formações serão gravadas e, após editadas, ficarão disponíveis até 28 de fevereiro de 2021.

Parcerias

Os cursos serão feitos por meio de projetos de ensino do Departamento de Educação Científica e Tecnológica da Udesc Cead, em parceria com o Laboratório de Educação Linguagem e Arte (Lela) e o Laboratório Multidisciplinar de Desenho e Produção de Material Didático para a EAD (Multi.Lab.EAD), todos da Udesc Cead.

Fazem parte os projetos de ensino "Aprimorando a usabilidade do AVA Udesc a partir da customização da Plataforma Moodle", coordenado pelo professor Rafael Gué Martini, e "Aprimorando o AVA Udesc: um estudo baseado nas tecnologias disponíveis para a Plataforma Moodle", coordenado pelo professor Jordan Paulesky Juliani, ambos contemplados em edital do Projeto de Apoio ao Ensino de Graduação da Udesc (Prapeg).

Consultoria

Além dos cursos de formação, os projetos contrataram uma consultoria da GFarias para realizar um diagnóstico situacional do perfil de inclusão digital dos corpos discente e docente do Dect, envolvendo estrutura, objetivos pedagógicos e tecnologias e recursos educacionais disponíveis. O diagnóstico auxiliará na continuidade das ações dos projetos em 2021.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Formações são voltadas a professores, tutores e  administradores do sistema
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC