Segundo semestre letivo da graduação começará na
próxima semana - Foto: Roberto Böell Vaz/Arquivo
As aulas do segundo semestre letivo dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciarão na próxima terça-feira, 3, de forma não presencial, por conta da pandemia de Covid-19.
Conforme o Calendário Acadêmico 2020, haverá recesso a partir de 21 de dezembro, retomada das aulas em 3 de fevereiro e encerramento do semestre em 5 de abril.
Para o início das aulas, os novos estudantes da Udesc precisam estar atentos quanto aos procedimentos de acesso aos principais sistemas da universidade, assim como as ferramentas online utilizadas para as aulas.
No portal Passei na Udesc, é possível conferir um resumo com os principais procedimentos, além de informações sobre bolsas, auxílios, entre outros.
O primeiro passo é fazer o idUdesc, uma espécie de identidade virtual de cada aluno da universidade. Os calouros devem clicar no link "Primeiro Acesso" e seguir os passos para obter login e senha.
Com essas credenciais, é possível acessar, por exemplo, o Sistema de Gestão Acadêmico (Siga), sistema no qual são realizadas as matrículas nas disciplinas dos próximos semestres entre outras rotinas dos cursos, e utilizar a internet sem fio (wi-fi) das unidades presenciais da Udesc, além de computadores em laboratórios das unidades.
O login e a senha do idUdesc também permitem que o aluno faça o cadastro no Pacote Office 365 da Udesc, que dá direito a uma conta de e-mail institucional da universidade (nome.sobrenome@edu.udesc.br), além de acesso gratuito a mais de 20 programas da Microsoft (como Word, Excel, Powerpoint etc) e 5 Terabyte de espaço livre para armazenamento de arquivos em nuvem pelo OneDrive.
Ferramentas online usadas para as aulas
A Udesc disponibiliza aos professores e alunos da instituição ferramentas online para acompanhamento das aulas, que podem ser síncronas (em tempo real, com a presença de alunos e professor) ou assíncronas (sem a necessidade da presença de aluno e professor ao mesmo tempo). O formato sempre é definido por cada professor em cada disciplina.
As plataformas mais comuns utilizadas na Udesc para acompanhar as aulas são:
Microsoft Teams (incluso no pacote Office 365 da universidade)
Além delas, os professores poderão utilizar outras plataformas da sua preferência, como o Google Meet.
Acesso pelo idUdesc
Para acessar as ferramentas Moodle e Microsoft Teams, os alunos e professores usam o mesmo login e a mesma senha utilizados no idUdesc.
É importante ressaltar que o e-mail institucional, do idUdesc, é o mesmo utilizado pela Udesc para o envio de comunicados e assuntos em geral sobre a universidade. É um dos principais canais de comunicação para ampla divulgação de informações.
Tutoriais da Biblioteca Universitária
No site da Biblioteca Universitária, você pode conferir uma série de capacitações voltadas à comunidade acadêmica para facilitar o entendimento dos sistemas e também sobre normas de trabalhos acadêmicos, pesquisas bibliográficas, entre outros.
A BU também mantém um canal no YouTube, o Bibliotube, com mais de 50 vídeos de tutorais que interessam aos alunos da universidade. A Biblioteca Universitária está preparando uma recepção online para calouros.
Mais informações
Mais informações e orientações aos calouros podem ser obtidas no portal de calouros Passei na Udesc e com as secretarias acadêmicas dos centros (veja os contatos).
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