Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

22/03/2019-15h57

Udesc Oeste realiza evento sobre produção de feno e pré-secado em Chapecó

Encontro reuniu produtores rurais, empresários, comunidade acadêmica e poder público - Fotos: Div.
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou nesta semana, nos dias 19 e 20, a primeira edição do evento "Dia do Campo Feno e Pré-Secado".

O encontro reuniu produtores, empresários, comunidade acadêmica e poder público na propriedade da família Giuriatti, no Bairro Linha Colônia Bacia, em Chapecó.   

O evento foi promovido pelo programa de extensão "Interação Udesc - Comunidade: construção do conhecimento no meio rural e urbano", em parceria com a iniciativa privada e a secretaria municipal da Agricultura. As atividades tiveram o apoio de acadêmicos bolsistas e voluntários de extensão da Udesc Oeste.

Atividades

Na terça-feira, 19, o evento teve, como foco principal, a participação de estudantes da região, de escolas técnicas de nível médio, filhos de produtores rurais e acadêmicos de Zootecnia da Udesc Oeste.

O primeira dia mobilizou um público de mais de 200 pessoas, incluindo alunos de Casas Familiares Rurais e de Colégios Agrícolas. A programação teve duas palestras, com o médico veterinário André Finkler, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, e com o engenheiro mecânico Rafael Bouwman, gerente territorial da empresa Krone na América Latina e diretor da Bouwman Tecnologia Agropecuária.

No dia 20, as atividades foram voltadas a mais de 40 produtores rurais, de quatro municípios da região, que puderam prestigiar os processos de produção do pré-secado, desde o corte da planta até o armazenamento.



Benefícios

O programa "Interação Udesc - Comunidade" é coordenado pelos professores Edir Oliveira da Fonseca e Luiz Alberto Nottar, do Departamento de Zootecnia da Udesc Oeste.

Segundo o professor Fonseca, a realização de eventos como o Dia do Campo contribuem para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos participantes e também no desenvolvimento rural, por meio de melhorias nos sistemas de produção.

"Iniciativas como essa evidenciam a indissociabilidade entre o conhecimento e a prática, que é de suma importância para formação de novos profissionais, e agregam conhecimento aos produtores rurais e alunos, aliando ensino, pesquisa e extensão", afirma o docente.

Divulgação

Proprietário da área utilizada e um dos organizadores do evento, o empresário Anderson Giuriatti destacou a importância do encontro para a divulgação e entendimento dos benefícios dos produtos feno e pré-secado. "A participação do público superou as expectativas e contamos com um grande número de parceiros, com grandes e pequenas empresas interessadas em contribuir."

O encerramento foi prestigiado pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, pelo diretor-geral da Udesc Oeste, Dilmar Baretta, e pelo diretor de Extensão da unidade, Marcel Boiago.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail edirof@hotmail.com.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontro reuniu produtores rurais, empresários, comunidade acadêmica e poder público
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC