Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

20/03/2023-17h45

Udesc pretende criar primeiro consultório digital universitário de enfermagem do Brasil

Projeto da Udesc Oeste foi tema de evento híbrido que abordou a telenfermagem - Arte: Divulgação 
Uma iniciativa do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, pretende criar o primeiro consultório digital universitário de enfermagem do Brasil.

Coordenado pela professora Jouhanna Menegaz, o projeto mobiliza estudantes e professores do curso de Enfermagem. A ação faz parte do Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Educação Empreendedora em Enfermagem e Saúde, criado pela Udesc Oeste em 2021, e que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto foi tema do 1º Seminário do Consultório Digital, realizado de forma híbrida em 7 e 8 de março. Além de apresentar a iniciativa, o seminário teve como objetivo informar a população sobre a importância da saúde digital. 

A programação incluiu conferências e rodas de conversas com convidados experts na prática de telenfermagem e telessaúde. Foram abordados assuntos como os cuidados necessários para realizar atendimento de enfermagem no ambiente digital, a Lei de Proteção de Dados para o setor da Saúde e o uso de plataformas online para fazer o atendimento aos pacientes. As atividades online tiveram mais de 300 inscritos.

Empreender e inovar

Voltado a estudantes de graduação, pós-graduação, enfermeiros e professores da área, o Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Educação Empreendedora em Enfermagem e Saúde atua por meio do ensino, do desenvolvimento de competências, reconhecimento e suporte para empreender e inovar.

A implantação do consultório digital de enfermagem da Udesc Oeste é uma das ações previstas. A proposta é que funcione como um espaço de ensino, inovação e geração de novos produtos e serviços para a sociedade.

Segundo a professora Jouhanna, o objetivo do projeto é implementar o ensino da gerência do cuidado em telenfermagem por meio de consultório digital.

Resultados previstos

Entre os resultados esperados, estão a criação do modelo e do plano de negócio do consultório digital; a criação de instrumentos e fluxos de assistência, ensino e gestão; e a capacitação de equipes de professores e estudantes nos instrumentos e fluxos definidos.

A intenção é que o consultório preste atendimento à população referenciada pela rede de saúde na região de Chapecó, com planos de futuramente ampliar a atuação a outras localidades. A previsão é iniciar os atendimentos no segundo semestre deste ano.

Em uma etapa posterior, o projeto pretende ainda formalizar, no currículo do curso de graduação em Enfermagem, a realização de atividades teórico-práticas no consultório digital. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proenfermeirosempreendedores@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto da Udesc Oeste foi tema de evento híbrido que abordou a telenfermagem
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC