Capital catarinense registrou índices superiores aos do Brasil em maio, no acumulado do ano e nos últimos 12 meses
A inflação medida pelo Índice de Custo de Vida (ICV), calculado pelo
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ficou acima da média nacional em Florianópolis em maio, no acumulado do ano e também nos últimos 12 meses. Na capital catarinense, o índice alcançou 0,65% em maio, 3,38% no acumulado de 2026 e 5,03% nos últimos 12 meses, enquanto os resultados nacionais foram de 0,58%, 3,20% e 4,72%, respectivamente.
Entre os produtos que mais pressionaram o custo de vida em Florianópolis nos últimos 12 meses estão os alimentos básicos consumidos pelas famílias. O tomate liderou as altas no período, com aumento de 154,68%, seguido pela batata inglesa (123,71%), beterraba (71,29%) e cebola (63,35%). Também registraram elevações expressivas os artigos de maquiagem (59,31%), mamão (42,09%) e morango (39,68%).
Entre as cidades pesquisadas, Florianópolis registrou o sétimo maior índice de inflação em maio. Os maiores resultados do mês foram observados em Aracaju (1,31%) e Campo Grande (1,31%), seguidas por Recife (0,95%), São Luís (0,87%), Goiânia (0,77%) e Fortaleza (0,72%).
No acumulado do ano, Florianópolis aparece entre as cidades com maior avanço do custo de vida, ocupando a oitava posição entre as localidades analisadas. Aracaju lidera o ranking, com alta de 4,22%, seguida por Campo Grande (3,98%) e Recife (3,94%).
Já na comparação dos últimos 12 meses, a capital catarinense registrou a sexta maior inflação do levantamento. Recife apresentou o maior índice do período, com 5,61%, seguida por Aracaju (5,41%), Goiânia (5,32%), São Paulo (5,32%) e Fortaleza (5,27%). Florianópolis aparece logo na sequência, com 5,03%, acima da média nacional.
Os dados fazem parte do levantamento mensal do ICV elaborado pela Udesc Esag, que acompanha a evolução do custo de vida em capitais e regiões metropolitanas brasileiras.
O Índice de Custo de Vida (ICV) de Florianópolis é calculado pela Udesc Esag com apoio da Fundação Esag.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Verônica Caroline da Silva Gonçalves
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
(estagiária sob supervisão da jornalista Magali Moser)