Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

21/09/2022-13h00

Saúde Mental Importa: quinta tem cidadania, plantas e mandalas na Udesc Esag

 
A programação da campanha Saúde Mental Importa continua nesta quinta-feira, 22, no “Aquário” – espaço envidraçado próximo à cantina do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A campanha tem atividades voltadas à conscientização sobre cuidados com a saúde mental ao longo de todo o mês de setembro. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica.

As atividades vão até 30 de setembro. Em alguns casos, as vagas são limitadas e é preciso fazer previamente a inscrição no site. Os participantes terão direito a certificados. Em outras atividades, basta comparecer ao Aquário e aproveitar.

Saiba mais em udesc.br/esag/saudementalimporta.

A programação desta quinta-feira, 22, começa com a distribuição gratuita dos kits “Cultivando Atitudes”, do Ministério Público de Santa Catarina, com materiais de incentivo à cidadania, incluindo um “lápis-semente”. Os kits serão distribuídos em três horários, às 10h, 15h30 e 18h30.

Às 15h40, haverá uma oficina de jardinagem, compostagem e cultivo de brotos. Para garantir sua vaga, inscreva-se aqui. A programação do dia se encerra com uma oficina de confecção de mandalas, das 19h às 21h30 (inscreva-se aqui).

Cultivando Atitudes

O Projeto Cultivando Atitudes, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), distribuirá gratuitamente kis contendo mochila ecológica, marca-páginas com mensagens do projeto, folders que explicam as atividades do MPSC, um estojo e um lápis-semente, com sementes de plantas frutíferas na ponta, que podem ser plantadas pelos alunos depois que o lápis acabar.

Para receber um kit, é só comparecer ao Aquário da Udesc Esag em um dos horários de distribuição (10h, 15h30 ou 18h30).

Jardinagem e compostagem

A oficina de jardinagem, compostagem e cultivo de brotos marca também o início da primavera, nesta quinta-feira. A jardinagem, além de estimular a criatividade e a memória visual, melhora a atividade motora e tem um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante.

A oficina será conduzida por Édina da Rosa Antunes, da Quinta das Plantas, das 15h40 às 16h30. Inscreva-se aqui.

Mandalas

A confecção de mandalas trabalha os sentidos físico, emocional e energético, promovendo o bem-estar e o relaxamento e prevenindo o estresse. Pelo seu formato circular, a mandala facilita a concentração e a direção de um foco, permitindo nos desligar de outros pensamentos. O material será oferecido aos participantes pela organização.

A oficina será ministrada por Priscila Schmidt, da Mandalas Amor e Luz, das 19h às 21h30. Inscreva-se aqui .

Mais eventos

A programação do Saúde Mental Importa inclui mais de 20 atividades, nos três turnos, entre palestras, rodas de conversa, oficinas voltadas ao autocuidado (ioga, alongamento, meditação, artesanato, jardinagem, dança e até prática de arco e flecha) e ações interativas, como espaços “ instagramáveis ” abertos ao público no Aquário. Um piquenique de encerramento também está previsto.

Também há uma campanha ao longo do mês em canais de mídia da Udesc Esag , elaborada por uma equipe de estudantes do curso de Administração Pública. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Marketing em Serviços Públicos, ministrada pela professora Aline Santos. A equipe é formada pelos alunos Gabriel Veras, Larissa Silva, Rafaela Belluomini , Sthefani Spindola e Vitória Bilhalva .

A partir da entrega do trabalho e da repercussão entre os demais alunos, o tema foi levado à Direção do Centro, que incorporou a campanha e a ampliou. A Direção de Extensão buscou parceiros e viabilizou um mês inteiro de eventos. Mais de 30 instituições, entre órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e profissionais voluntários, além de outros órgãos da própria universidade, estão entre esses apoiadores.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão, pelo e-mail dex.esag@udesc.br.

Serviço 1
O QUÊ: Distribuição de kits “Cultivando Atitudes”.
QUEM: Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
QUANDO: quinta-feira, 21 de setembro, às 9h, 15h30 e 18h30.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag .
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 2
O QUÊ: Oficina de Jardinagem, Compostagem e Cultivo de Brotos.
QUEM: Édina da Rosa Antunes, da Quinta das Plantas.
QUANDO: quinta-feira, 21 de setembro, às 15h40.
INSCRIÇÕES: aqui.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Serviço 3
O QUÊ: Oficina de Confecção de Mandalas.
QUEM: Priscila Schmidt, da Mandalas Amor e Luz .
QUANDO: terça-feira, 20 de setembro, das 19h às 21h30.
ONDE: “Aquário” da Udesc Esag.
INSCRIÇÕES: aqui.
ENTRADA: gratuita e aberta à comunidade acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h