Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

19/05/2023-19h14

Udesc celebra 58 anos de existência com destaque nacional e internacional

Udesc chega aos 58 anos com excelência em ensino, pesquisa e extensão - Foto: Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completa 58 anos de criação neste sábado, 20, com a presença marcante em rankings nacionais e internacionais de instituições de ensino.

Desde o aniversário anterior, a Udesc foi: classificada entre as melhores do mundo, pelo quarto ano seguido, no ranking da organização Times Higher Education (THE); classificada entre as cem melhores da América Latina, pelo terceiro ano seguido, também pelo THE; e listada pela primeira vez no QS World University Ranking, organizado pela QS Top Universities.

A Udesc também melhorou em todos os indicadores e subiu de posição na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A Udesc subiu da nona para a oitava colocação dentre 38 universidades estaduais e da 42ª para a 37ª posição na classificação geral (dentre 241 instituições públicas e privadas do País). A universidade catarinense melhorou em todos os conceitos que compõem a avaliação: graduação, mestrado e doutorado. 

"Desde sua fundação, a Udesc tem se destacado como uma instituição de ensino superior comprometida com a excelência acadêmica, a extensão inovadora e uma pesquisa de ponta, além de desenvolver as regiões onde está instalada. Neste aniversário em especial, quem ganha o presente é a população catarinense, com a implantação de mais uma unidade presencial de ensino, em Caçador, no Meio-Oeste catarinense. Tudo isso é possível graças a pessoas que fazem a nossa Udesc, corpo docente, técnicos dedicados e qualificados, terceirizados. Todos são fundamentais nesse processo, compartilhando seu conhecimento e inspirando gerações de jovens talentosos a perseguirem seus sonhos e a contribuirem para o progresso da sociedade", afirma o reitor, Dilmar Baretta. "O momento é de gratidão. Vida longa para a única universidade pública estadual de Santa Catarina."

Vestibular de Inverno abre portas à universidade

A data festiva para a universidade ocorre no mesmo período das inscrições do Vestibular de Inverno 2023 da Udesc, que terminam na próxima segunda-feira, 22. São duas formas de seleção para um total de 1.188 vagas em 39 cursos de graduação presenciais e a distância, totalmente gratuitos.

Os candidatos poderão concorrer das seguintes formas: pela prova presencial, com taxa de inscrição de R$ 110; pelo histórico escolar do ensino médio, com inscrição gratuita; e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação. As inscrições poderão ser feitas em udesc.br/vestibular, até as 23h59 de 22 de maio.  

Sobre a instituição

A Udesc, que tem excelência no ensino superior atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura multicampi, com 13 unidades em dez cidades de Santa Catarina, além de mais de 30 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), do MEC.

Atualmente, são mais de dez mil alunos distribuídos em 60 cursos de graduação e mais de 50 de pós (mestrados, doutorados e especializações), que são oferecidos gratuitamente. Mais de 90% dos professores efetivos são doutores. A Udesc já formou quase 70 mil profissionais.

Na pesquisa, a Udesc mantém mais de 220 grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), divididos em oito grandes áreas: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Servidores e acadêmicos da Udesc realizam mais de mil ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo, beneficiando 600 mil pessoas anualmente.

Você pode acompanhar as ações da universidade em canais oficiais como Portal Udesc; Newsletter Udesc em Rede; WhatsApp; Twitter; Instagram; Facebook; YouTube; Rádio Udesc FM; e Revista Retrospectiva Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc chega aos 58 anos com excelência em ensino, pesquisa e extensão
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h