Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/04/2023-20h31

Revista Digital Retrospectiva Udesc divulga ações do terceiro ano da Gestão 2020-2024

Publicação destaca projetos e ações da gestão da Udesc nos últimos 12 meses - Imagem: Reprodução
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou a sétima edição da Revista Digital Retrospectiva Udesc, que traz um recorte dos principais projetos e ações realizados pela equipe da Administração Central nos últimos 12 meses. Acesse aqui a edição, que marca o terceiro ano da Gestão 2020-2024 da Udesc, completado em 12 de abril.

A cargo da Secretaria de Comunicação da Udesc (Secom), a revista busca divulgar à comunidade acadêmica, de forma clara e objetiva, os projetos e as ações da instituição nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A publicação retrata o período de abril de 2022 a abril de 2023, e conta com algumas novidades: 44 páginas, número maior que as anteriores, e artigos do vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, e de pró-reitoras e pró-reitores para detalhar melhor as ações.

Indispensável para SC

O reitor, Dilmar Baretta, destaca que o balanço do terceiro ano de gestão demonstra que a Udesc "está entre as melhores universidades do mundo e é uma instituição indispensável para o desenvolvimento de todas as áreas da sociedade catarinense, que a financia e a acompanha com atenção e muito orgulho".

O vice-reitor Coelho também enaltece o trabalho realizado e o reconhecimento obtido pela instituição no período. "Planejamos a Udesc para os próximos anos, e os resultados já surgem no horizonte, com a universidade crescendo nos índices de avaliação", afirma. 

O pró-reitor de Planejamento, Alex Onacli Moreira Fabrin, ressalta especialmente duas medidas no seu artigo: a mudança no empenhamento das despesas e dos investimentos para atividades finalísticas, que permitiu melhor identificação dos recursos; e a ampliação de ferramentas tecnológicas, que está ajudando a acompanhar as receitas e despesas da Udesc e a otimizar os recursos.

Já o artigo da Pró-Reitoria de Administração (Proad) é de autoria da técnica Marilha dos Santos, que desempenhou a função até março deste ano, quando passou o cargo para a técnica Mariana Vieira Fidelis Rosa. Marilha abordou, por exemplo, as diversas ações para desenvolvimento, qualificação, saúde e bem-estar dos servidores durante a gestão. 

Ensino, pesquisa e extensão

O artigo da pró-reitora de Ensino é de autoria da professora Gabriela Mager, que assumiu o cargo em agosto do ano passado, substituindo a docente Sandra Makowiecky. Entre as ações destacadas por Gabriela, estão as diversas medidas para aprimorar a divulgação dos cursos, as formas de ingresso e a permanência estudantil, e a consolidação dos Espaços de Inovadores de Ensino (Espines) nos centros de ensino.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, "verifica-se o comprometimento da instituição com a formação e o engajamento dos seus alunos com a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia e inovação, além de buscar a integração de graduandos e pós-graduandos, qualificando-os para sua formação e para atender as demandas da sociedade catarinense".

O artigo da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) é assinado pelo professor Mayco Nunes, que comandou a pasta até janeiro deste ano - o docente assumiu a Direção-Geral da Udesc Meio-Oeste, que está sendo implementada em Caçador, e foi substituído pelo professor Alfredo Balduíno Santos.

"Atingimos valores recordes de apoio financeiro às ações de extensão e de cultura nesta gestão, um feito elogiado nacionalmente", ressaltou Nunes. "Na Udesc, os alunos não apenas fazem cursos, mas também vivem uma universidade que se integra com as demandas sociais." 

As edições com os dois primeiros anos da Gestão 2020-2024 também estão disponíveis. Acesse as publicações.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Publicação destaca projetos e ações da gestão da Udesc nos últimos 12 meses
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h