Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/10/2022-13h58

Udesc está em ranking global de melhores universidades pelo quarto ano seguido

Ranking traz 62 universidades brasileiras e quase 1,8 mil instituições de 104 países - Arte: Div.
Pelo quarto ano seguido, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi classificada entre as melhores universidades do mundo no ranking da organização Times Higher Education (THE). A lista divulgada avaliou 1.799 universidades de 104 países. Acesse o ranking.

Liderada pela britânica Universidade de Oxford pelo sétimo ano seguido, a nova lista do THE World University Rankings traz 62 universidades brasileiras, oito a menos do que no ano passado.

"Estar entre as 62 universidades brasileiras presentes em um dos rankings mais importantes do mundo mostra a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação da Udesc, a Universidade dos Catarinenses", destaca o vice-reitor, Luiz Coelho.

Indicadores

O levantamento da THE é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

Para o ranking deste ano, foram analisadas mais de 121 milhões de citações em mais de 15,5 milhões de publicações científicas e aplicados questionários com 40 mil acadêmicos em todo o mundo.

Outros rankings

A Udesc também recebe destaque em três outros rankings elaborados pela THE: no Latin American University Ranking, levantamento de melhores instituições de ensino superior da América Latina; no THE Emerging Economies Rankings, com universidades de países de economias emergentes, divulgado; e no Golden Age University Rankings, que avalia instituições entre 50 e 75 anos de existência.

Outros destaques

Em junho deste ano, a universidade também apareceu pela primeira vez no QS World University Ranking, organizado pela QS Top Universities.

Nos últimos anos, a Udesc se destacou ainda: entre as 50 instituições brasileiras que mais produziram ciência, segundo ranking da Universidade de São Paulo (USP); no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), feito pela Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores; e conquistou o título de universidade mais empreendedora de Santa Catarina em competição promovida pela Rede Catarinense dos Centros de Inovação. Também no âmbito estadual, a Udesc venceu neste ano o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2021, na categoria ICT Inovadora.

Em maio, a universidade emplacou 50 pesquisadores na lista dos 30 mil cientistas mais influentes da América Latina publicada pelo AD Scientific Index 2022. Foi o segundo ano seguido que a instituição teve destaque na lista.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ranking traz 62 universidades brasileiras e quase 1,8 mil instituições de 104 países
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h