Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

22/05/2023-16h47

Udesc e parceiros organizam o 4º Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva

Evento terá cinco dias de atividades - Arte: Divulg. 
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é uma das instituições organizadoras da quarta edição do Congresso Brasileiro de Tecnologia Assistiva (CBTA), que ocorrerá em novembro, em Florianópolis.

O CBTA é uma iniciativa da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RPDTA), cujo objetivo é difundir o conhecimento produzido na área da tecnologia assistiva.

A temática desta quarta edição do CBTA será "Educação e Tecnologia Assistiva", buscando criar um espaço para discussão, reflexão e integração entre as áreas de Design, Engenharia, Educação e Saúde. A proposta é destacar a importância da tecnologia assistiva na promoção da inclusão educacional e social.

O evento terá atividades de 6 a 10 de novembro. Nos dias 6 e 7, haverá oficinas e workshops. Nos dias 8, 9 e 10, serão realizadas palestras nacionais e internacionais, mesas-redondas, sessões temáticas, apresentações de pôsteres e exposição de produtos de tecnologia assistiva.

Participe do evento

As inscrições para o congresso já estão abertas no site do CBTA, com valor reduzido até 30 de maio. Além disso, os trabalhos poderão ser submetidos pelo site até 4 de junho. Serão aceitas submissões nas categorias de artigos originais, artigos de revisão e relatos técnicos.

Cada submissão, independentemente da categoria, deve se enquadrar em uma das seguintes áreas temáticas:

  • Tratamento clínico individual;
  • Treinamento de capacidades;
  • Órteses e próteses;
  • Cuidados e proteção individual;
  • Auxílios para mobilidade pessoal;
  • Cuidados domésticos e escolares;
  • Mobiliário e adaptações para residências, escolas e outros imóveis;
  • Comunicação, informação e sinalização;
  • Melhorias ambientais, ferramentas e máquinas;
  • Esporte, recreação e lazer;
  • Recursos pedagógicos escolares.

Organização

Na Udesc, a organização do congresso mobiliza representantes dos centros de Educação a Distância (Cead) e de Artes, Moda e Design (Ceart), das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e das secretarias de Comunicação (Secom) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Também são promotoras do evento a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Sobre o projeto

A Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva foi estabelecida em 2014, por meio de um projeto apoiado pela Capes, em colaboração com a Udesc, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A primeira edição do CBTA ocorreu em Curitiba, em 2016, e a segunda em 2018, na cidade de Bauru (SP). Devido à pandemia da Covid-19, a terceira edição foi realizada de forma totalmente virtual em 2021, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

* Matéria atualizada às 19h40 de 23/05/2023.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento terá cinco dias de atividades
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h