Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

20/12/2021-14h22

Udesc Esag tem defesas de mestrado nesta terça focadas no trabalho da PM e TCE

 
Os cursos de Mestrado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) têm duas defesas de dissertações nesta terça-feira, 21. Uma delas trata do controle externo da gestão pública pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a outra do trabalho dos policiais militares de Santa Catarina.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line, em razão da pandemia de Covid-19. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

TCE

Marisaura Rebelatto dos Santos defenderá às 10h sua dissertação " Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina: atuação colaborativa com os gestores públicos e no Sistema de Controle no primeiro ano da pandemia da Covid-19", no Mestrado Profissional em Administração. A pesquisa foi orientada pela professora Paula Chies Schommer.

A pesquisa analisa a atuação colaborativa do TCE com gestores públicos estaduais e municipais, sobretudo por meio de orientação, e no sistema de controle, especialmente em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O estudo inclui ocaso da contratação do hospital de campanha e da compra dos 200 respiradores – fiscalização que envolveu uma força-tarefa com TCE, MPSC e Polícia Civil para a investigação judicial.

Os resultados apontam que, internamente, a pandemia acelerou mudanças no TCE, que incluem a intensificação do uso de ferramentas de tecnologia. Já na relação com outras organizações, levou à priorização da postura colaborativa com o gestor público, inclusive mediante flexibilização de algumas formalidades, buscando a celeridade de suas ações.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta terça-feira, 21, a partir das 10h)

PM

Às 16h desta terça-feira, 21, José Cláudio Cidral Junior defenderá sua dissertação “Engajamento no trabalho e os modos de regulação emocional ascendente e descendente: uma análise com os policiais militares de Santa Catarina”, no Mestrado Acadêmico em Administração. A pesquisa foi orientada pela professora Ana Paula Grillo Rodrigues.

O autor pesquisou a relação entre o engajamento no trabalho e os modos de regulação emocional em policiais militares. O engajamento é considerado um estado que influencia de forma positiva o trabalho. Já a regulação emocional está relacionada à capacidade de expressão e compreensão das emoções, positivas ou negativas, também presente no ambiente de trabalho.

Os resultados apontam para uma relação significativa e positiva entre o engajamento no trabalho e o modo de regulação emocional ascendente (emoções positivas).

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta terça-feira, 21, a partir das 16h)

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência. É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8254 / 98843-2405
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h