PROCESSO SELETIVO 2026
Edital ESAG nº 031/2025 - Processo seletivo para o curso de Mestrado Acadêmico em Economia
Formulário de Solicitação de Informação - Disponível 02/12/2025 até às 23h59.
Formulário de Recurso - Disponível de 04/12/2025 até 05/12/2025 às 17h59.
01/12/2025 - Homologação das Inscrições
22/10/2025 - Edital ESAG nº 031/2025
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::Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo
Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa com graduação. O diploma precisa ser de um curso reconhecido oficialmente e pode ser de qualquer área.
O que mais preciso fazer antes da inscrição?
Além de providenciar a documentação pessoal exigida no edital, o candidato precisa elaborar e apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida durante o curso. A proposta deve ser redigida de acordo com o modelo previsto no edital e deve ser compatível com a Linha de Pesquisa que o candidato escolherá na inscrição.
Como faço a inscrição?
Acesse a página do Processo Seletivo no período de 24 de outubro, a partir das 14h até às 17h59 do dia 26 de novembro de 2025. Preencha o formulário on-line disponível no site, inserindo também os documentos exigidos no edital, digitalizados em formato PDF. O boleto para pagamento da taxa de R$ 70 é gerado pelo mesmo sistema durante o processo de inscrição.
Como é o processo seletivo?
Na primeira etapa, obrigatória, classificatória e eliminatória, é analisada a proposta de pesquisa, de acordo com os critérios descritos no edital. Os candidatos classificados vão para a segunda etapa, com uma prova oral e avaliação do currículo Lattes. A média final considera o desempenho do candidato nas duas etapas do processo seletivo.
Posso usar materiais de apoio, como slides, na apresentação do projeto?
Não, durante a realização da prova oral, que será on-line, não será permitido o uso de recursos multimídia (compartilhamento de tela). O candidato poderá consultar unicamente o próprio projeto de pesquisa apresentado na inscrição.
Posso participar do Processo Seletivo sem estar formado na graduação?
É possível participar do processo seletivo, desde que, no ato da matrícula (de 23/02/2026 a 26/02/2026), seja apresentado o diploma de curso superior. Na ausência do diploma, o candidato poderá apresentar declaração de conclusão do curso de graduação, expedida em data não superior a 12 (doze) meses anteriores à matrícula e assinada pela Secretária Acadêmica ou pelo Coordenador do curso.
Quais são os temas abordados na prova oral?
A prova oral avalia principalmente o conhecimento do candidato na área de pesquisa, a clareza e coerência do projeto e a sua capacidade de argumentação. Para se preparar, é essencial revisar seu tema, entender bem sua metodologia, praticar a defesa das suas ideias e estudar as bibliografias indicadas no Edital.
Como fico sabendo do resultado?
Todas as informações relativas ao processo seletivo, incluindo os resultados, serão publicadas na página do Processo Seletivo, conforme o edital. A divulgação do resultado final está prevista para 16 de fevereiro de 2026.
E depois de aprovado?
Os aprovados precisarão fazer a matrícula no curso escolhido, de 23 a 26 de fevereiro de 2026, por formulário on-line disponibilizado na página do Processo Seletivo do Mestrado em Economia, enviando a documentação específica para a matrícula descrita no edital.
Quando começam as aulas?
As aulas começam em 2 de março de 2026. Todos os candidatos aprovados deverão, obrigatoriamente, matricular-se em no mínimo 3 (três) disciplinas obrigatórias do primeiro semestre do Curso (2026/1), conforme o item 7.6 do Edital Esag n°31/2025.
Quais são os horários das aulas?
As aulas são presenciais e ocorrem de segunda a sexta, no período noturno.
O calendário acadêmico é elaborado e publicado a cada início de semestre, com os horários das disciplinas.
Qual o valor da mensalidade dos Cursos?
Os cursos são gratuitos e de qualidade.
E se eu ainda tiver dúvidas?
Sobre o processo seletivo em si, valem estrita e unicamente as regras descritas no edital. Caso você queira saber mais sobre o curso, visite o site ou contate a Secretaria de Ensino de Pós-graduação pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
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