31/05/2023 - Resultado dos recursos da 1ª etapa
24/05/2023 - Resultado da 1ª etapa e agenda da prova oral
20/04/2023 - Resposta aos recursos da homologação
17/04/2023 - Homologação das inscrições
30/11/2022 - 1ª Retificação do Edital nº 026/2022
Conheça nossos Professores:
Mestrado Acadêmico
Mestrado Profissional
Doutorado
:: Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo
Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa com graduação (no caso dos mestrados) ou já com mestrado (para o doutorado). Os diplomas precisam ser de um curso reconhecido oficialmente e podem ser de qualquer área. É preciso também apresentar o resultado de Teste Anpad feito a partir de fevereiro de 2021. Resultados de testes feitos antes disso não são aceitos.
Ainda dá tempo de fazer o Teste Anpad?
Não. A data da últmia edição do Teste Anpad foi dia 05 de março de 2023.
Saiba tudo sobre o Teste ANPAD
Posso me candidatar a mais de um curso ao mesmo tempo?
Não. O candidato precisa escolher apenas um dos cursos oferecidos (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico ou Doutorado). Nos casos de inscrições da mesma pessoa em mais de um curso, será considerada apenas aquela feita por último, as outras serão anuladas.
Qual é a diferença entre mestrado profissional e acadêmico?
O Mestrado Profissional (não confundir com MBA) tem uma formação voltada para um alto nível de qualificação profissional na área de Administração. Já o Mestrado Acadêmico prepara pesquisadores e professores da área – espera-se que eles continuem a carreira ingressando depois no Doutorado. Mas tanto o curso profissional quanto o acadêmico oferecem a mesma titulação (mestrado).
Saiba mais sobre as diferenças aqui.
Vou concorrer com todos os candidatos ao mesmo curso?
Não. As vagas são divididas entre 13 áreas de especialidade, cada uma delas vinculada a um grupo de pesquisa, conforme a tabela incluída no edital. O candidato deverá escolher uma dessas áreas durante a inscrição (e não poderá trocá-la depois). Concorrerão entre si aqueles que optarem pela mesma área de especialidade, dentro do mesmo curso.
O que mais preciso fazer antes da inscrição?
Além de providenciar a documentação pessoal exigida no edital e o resultado do Teste Anpad, o candidato precisa elaborar e apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida durante o curso. A proposta deve ser redigida de acordo com o modelo previsto no edital e deve ser compatível com a área de especialidade que o candidato escolherá na inscrição.
Como faço a inscrição?
Acesse udesc.br/esag/secretariadeposgraduacao/processoseletivo no período de 06 de março a 11 de abril de 2023. Preencha o formulário on-line disponível no site, inserindo também os documentos exigidos no edital, digitalizados em formato PDF. O boleto para pagamento da taxa de R$ 70 é gerado pelo mesmo sistema durante o processo de inscrição.
Como é o processo seletivo?
Na primeira etapa, classificatória e eliminatória, é analisada a proposta de pesquisa, de acordo com os critérios descritos no edital, e considerado o resultado do Teste Anpad. Os candidatos classificados vão para a segunda etapa, com uma prova oral e avaliação do currículo Lattes. A média final considera o desempenho do candidato nas duas fases do processo seletivo.
Como fico sabendo do resultado?
Todas as informações relativas ao processo seletivo, incluindo os resultados, serão publicadas em udesc.br/esag/secretariadeposgraduacao/processoseletivo, conforme o edital. A divulgação do resultado final está prevista para 28 de junho de 2023.
E depois de aprovado?
Os aprovados precisarão fazer a matrícula no curso escolhido, de 17 a 19 de julho de 2023, pelo email pos.esag@udesc.br, enviando a documentação específica para a matrícula descrita no edital.
Quando começam as aulas?
As aulas começam em 7 de agosto de 2023. No primeiro semestre, os mestrandos e doutorandos precisarão cursar pelo menos duas das disciplinas obrigatórias de seu curso.
E se eu ainda tiver dúvidas?
Sobre o processo seletivo em si, valem estrita e unicamente as regras descritas no edital. Caso você queira saber mais sobre os cursos, visite o site nos links abaixo ou fale com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação (Ver email).