Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/12/2020-09h24

Dissertação de Mestrado da Udesc Esag avalia desempenho de alunos no Enade

Pesquisa relacionou fatores institucionais e socioeconômicos ao  desempenho dos estudantes no exame - Foto: Ricardo Wolffenbuttel
Gustavo Veríssimo Ractz defenderá nesta sexta-feira, 18, às 15h, sua dissertação “Estudo dos fatores socioeconômicos, institucionais e de desempenho acadêmico dos cursos presenciais de administração de Santa Catarina na Prova Enade 2018”, orientada pela professora Martha Kaschny Borges, no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line abertas ao público, em razão da pandemia de Covid-19.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta sexta-feira, 18, a partir das 9h)

O estudo buscou verificar os fatores institucionais e socioeconômicos que podem estar associados ao desempenho dos concluintes de cursos de graduação presenciais em Administração de Santa Catarina no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2018. A ideia foi gerar subsídios para melhorar a gestão universitária.

A pesquisa usou microdados do Enade 2018 da base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.

Perfil dos estudantes

Alguns dados interessantes levantados mostram que 81% dos alunos de Administração que prestaram o exame estudaram em instituições privadas de ensino superior e 19% em universidades públicas. Já em relação à conclusão do ensino médio, a proporção se inverte, com 72% vindos de escolas públicas e 20% de particulares.

Mais da metade (56%) informou renda entre 1,5 e 4,5 salários mínimos. Cerca de 90% informaram ter algum tipo de renda, mas também com limitadores que os fazem precisar de auxílios para cobrir todos os seus gastos. Quase 85% se declararam brancos, enquanto os pardos e pretos somaram pouco mais de 12%.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (14h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudantes de Administração na Udesc Esag
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h