Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/05/2023-14h40

Praça de brincadeiras marca inauguração da Brinquedoteca Universitária da Udesc Faed

Crianças de unidades educativas que são campos de estágio do curso de Pedagogia participaram da Praça de brinquedos e brincadeiras (Fotos: Carol Hommerding/Ascom)
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), inaugurou nesta segunda-feira, 22 de maio, a Brinquedoteca Universitária Larissa Alderighi. O evento integra as comemorações dos 60 anos da Udesc Faed.

A inauguração contou com a presença do diretor geral, professor Celso Carminati, da chefe do departamento de Pedagogia, professora Marileia Maria da Silva, do coordenador da Brinquedoteca, professor Adilson De Angelo, técnicos, estudantes e familiares da acadêmica Larissa Alderighi, egressa do curso de Pedagogia que faleceu em 2021, e que dá nome ao novo ambiente acadêmico.

O novo espaço é vinculado ao departamento de Pedagogia da Udesc Faed e tem por principal objetivo proporcionar aos acadêmicos do curso de Pedagogia e de outras licenciaturas uma formação teórica e prática a respeito da importância do brincar, no que se refere à construção, elaboração e reflexão temática sobre culturas infantis, jogos, brinquedos e brincadeiras, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão; atividades ligadas à formação continuada de profissionais que atuam com as infâncias; e atividades que receberão crianças para vivências brincantes.

Ao criar e manter a brinquedoteca, a Udesc Faed está atendendo as exigências expressas em documentos oficiais e de preceitos legais, como é o caso da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A existência de uma brinquedoteca em uma instituição de ensino superior que oferta a licenciatura em Pedagogia é uma exigência que o Ministério da Educação apresenta como item do processo de avaliação dos cursos de Pedagogia.

O coordenador da brinquedoteca agradeceu a todos os profissionais envolvidos desde a elaboração do projeto até a consolidação e inauguração do espaço. "Só é possível estarmos aqui hoje porque existe uma comunidade de pessoas que acreditam nas infâncias, acreditam nas crianças, acreditam na ciência, no jogo e na brincadeira; acreditam na experiência de existir numa cultura lúdica, brincante e potencializadora do fazer pedagógico", declarou.

"A brinquedoteca da Faed está linda! E isto se deve a muitos professores que acreditaram, que lutaram e que tornaram este sonho uma realidade. Inaugurá-la com o nome da Larissa Alderighi e receber os seus familiares para essa homenagem neste dia é muito emocionante, pois  a Faed é um centro acolhedor, inclusivo e sensível aos desafios e demandas da formação humana", ressaltou o diretor geral.

Praça de brinquedos e brincadeiras

Para marcar a inauguração da brinquedoteca, a Udesc Faed recebeu nesta segunda-feira, nos períodos matutino e verspertino, a presença de crianças de diferentes unidades educativas que compõem os campos de estágio do curso de Pedagogia do centro. A ação, intitulada “Praça de Brinquedos e Brincadeiras”, está vinculada ao Projeto “Culturas da Infância: Crianças e brincantes ocupam a Faed”, contemplado pelo Edital do Programa De Apoio á Cultura (Procult), da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
  • Imagem 20
  • Imagem 21
  • Imagem 22
  • Imagem 23
  • Imagem 24
  • Imagem 25
  • Imagem 26
  • Imagem 27
  • Imagem 28
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h