Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/05/2023-11h48

Udesc Faed inaugura Brinquedoteca Universitária nesta segunda

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá nesta segunda-feira, 22, às 8h30, a inauguração da Brinquedoteca Universitária Larissa Alderighi.

O espaço, vinculado ao departamento de Pedagogia da Udesc Faed, tem por principal objetivo proporcionar aos grupos discentes do curso de Pedagogia e de outras licenciaturas uma formação teórica e prática a respeito da importância do brincar, no que se refere à construção, elaboração e reflexão temática sobre culturas infantis, jogos, brinquedos e brincadeiras, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

A brinquedoteca também desenvolverá atividades ligadas à formação continuada de profissionais que atuam com as infâncias e receberá crianças para vivências brincantes.

O professor Adilson De Angelo, coordenador da brinquedoteca, destaca que, ao criar e manter a brinquedoteca, a Udesc Faed está atendendo as exigências expressas em documentos oficiais e de preceitos legais, como é o caso da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

"A constituição de um laboratório didático de formação básica e de formação específica, como a brinquedoteca, por exemplo, além de possibilitar atividades pedagógicas de integração entre teoria e prática, fortalecendo ações de ensino, pesquisa e, principalmente, de extensão, se apresenta como um equipamento que potencializa a integração da universidade com as redes públicas de ensino, com resultados relevantes para a formação inicial e para a qualificação da Educação Básica", destaca.

O docente também ressalta que a criação de uma brinquedoteca em um espaço que produz conhecimento científico e propõe o exercício de práticas sobre os processos educativos destinados às infâncias, além de tornar possível a presença das crianças nos espaços universitários, nos convoca a seguir na defesa dos direitos infantis. "O direito à brincadeira, é um direito inalienável. Por isso, seguimos afirmando: nada sobre as crianças, sem as crianças", afirma.

Para marcar a inauguração da brinquedoteca, a Udesc Faed receberá nesse dia crianças de diferentes unidades educativas que compõem os campos de estágio do curso de Pedagogia. A ação, intitulada “Praça de Brinquedos e Brincadeiras”, está vinculada ao Projeto “Culturas da Infância: Crianças e brincantes ocupam a Faed”, contemplado pelo Edital do Programa De Apoio á Cultura (Procult). da Udesc.

O nome dado à brinquedoteca universitária é uma homenagem onomástica a Larissa Alderighi, egressa do Curso de Pedagogia da Udesc Faed, falecida em 2021.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h