Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/09/2020-15h11

Udesc Faed promove oitava edição do Colóquio Diálogos Freirianos com transmissão online

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá em 23 e 30 de setembro, 7 e 14 de outubro, a oitava edição do Colóquio Diálogos Freirianos.

O evento é uma ação de extensão do Programa “Girandola de Saberes e Práticas: Infância, Cidadania e Formação Docente” vinculado ao Laboratório de Educação e Infância (Laborei) da Udesc Faed, e terá como tema “Inéditos-viáveis: de(s)colonizar a educação e o conhecimento em diálogo com Paulo Freire”.

“Desde o princípio tem-se buscado constituir esse evento com espaço de debate sobre a educação como prática da liberdade, convocando Paulo Freire e o seu legado para fomentar as discussões aí tecidas. Nas diferentes edições do colóquio, temos procurado atender ao desejo desse autor que sempre pretendeu ser reinventado e nunca seguido”, explica o professor Adilson De Angelo, que integra o coletivo de organização do colóquio.

A primeira atividade da programação será em 23 de setembro e abordará “300 anos de boas ideias - Loris Malaguzzi, Florestan Fernandes e Paulo Freire: centenários que pularam a janela e continuam no mundo”, e terá como convidadas a professora Ana Lucia Goulart de Faria, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a professora Adriana Alves da Silva, da Udesc Faed, com coordenação da professora Solange Estanislau, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

"Nesse ano de 2020 comemoramos o centenário natalício de Loris Malaguzzi, pedagogo italiano que muito nos convocou a estar com as crianças e a olhar para elas; também comemoramos o centenário do cientista social brasileiro Florestan Fernandes que também nos desafiou a seguir estando com as crianças, olhando para elas e reconhecendo-as produtoras de cultura, de linguagem e de história; e em setembro de 2021 será a vez de comemoraremos o centenário do nascimento de Paulo Freire. A primeira atividade do colóquio pretende ser um espaço para refletir sobre as contribuições que esses intelectuais trouxeram à educação e ao estudo das culturas infantis", acrescenta o professor Adilson.

Esta edição do evento será totalmente online com transmissão pelo canal do Laborei no Youtube. A programação completa pode ser acessada na página do evento. As inscrições estão abertas para emissão de certificados.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h