Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/09/2017-17h29

Inscrições do 13º Encontro de Extensão da Udesc ficam abertas até próxima quinta

Evento ocorrerá em São José e reunirá representantes dos 12 centros de ensino - Foto: Secom Udesc
O 13º Encontro de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará com inscrições abertas na internet até a próxima quinta-feira, 28, para participantes e para integrantes dos programas e projetos de extensão da instituição.

O evento, que é gratuito e oferece hospedagem para expositores de fora de Florianópolis, ocorrerá entre 18 e 20 de outubro, no Centro Multiuso de São José.

O tema dessa edição é "Curricularização e cidadania ativa", baseado na determinação do Plano Nacional de Educação (PNE) de que 10% das atividades curriculares de graduação devem ser voltadas para a extensão universitária.

O objetivo é refletir como a curricularização da extensão pode ser feita sem cair na burocracia. O PNE foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 2014 estabelecendo uma série de metas para a educação no País que devem ser cumpridas até 2024.

"O 13º encontro se realiza num momento rico para a extensão da universidade", conta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão. "A extensão tem um alto teor revolucionário, mobiliza as pessoas. E essa relação gera pensamento crítico e põe em evidência o papel da universidade na sociedade".

Programação

A programação do 13º Encontro de Extensão da Udesc será dividida em três dias: no primeiro, haverá credenciamento, apresentação cultural e cerimônia de abertura, com o professor Júlio Diniz-Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que falará sobre o papel da extensão na formação de cidadãos ativos e na transformação social.

No segundo, integrantes das ações de extensão da Udesc se apresentarão em rodas de conversa, realizarão oficinas e mostrarão banners. A universidade tem mais de 500 ações de extensão ativas, entre elas o Núcleo Extensionista Rondon (NER), coordenado pelo professor Alfredo Balduíno Santos.

Para ele, o encontro "é uma prestação de contas das atividades desenvolvidas pela universidade para a sociedade", com a participação de todos os 12 centros da instituição.

Ainda no dia 19, uma mesa-redonda conduzida pelo professor Jader de Albuquerque, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), debaterá ensino a distância.

No último dia, o encerramento do evento será feito pelo professor Etevaldo Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o tema do encontro. 

Serviço

O QUÊ: 13º Encontro de Extensão da Udesc.
QUANDO: Entre 18 e 20 de outubro.
ONDE: Centro Multiuso de São José, Avenida Acioni Souza Filho, s/nº, Praia Comprida, São José.
QUANTO: Evento gratuito. Expositores e participantes podem se inscrever na internet até 28 de setembro.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h