Servidores podem entrar na nova plataforma em
office.udesc.br. Imagem: Secom
Os servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já podem acessar a conta de e-mail institucional pelo
Outlook, dentro da plataforma Office 365, da Microsoft. Basta entrar no site
office.udesc.br e inserir o login (CPF@udesc.br) e senha (a mesma utilizada no Expresso).
O novo sistema substituiu o
Expresso, que ficará ativo apenas para acesso aos links dos sitestemas administrativos e acadêmicos, além da agenda e do calendário.
Com a mudança para o Outlook, todas as mensagens de e-mail e pastas que constavam nas contas do Expresso foram preservadas. O processo de migração consistiu na cópia de todo esse conteúdo de um sistema para o outro.
Só não foram migrados os contatos e os eventos em agenda/calendário, que poderão ser consultados ainda no Expresso.
A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) disponibilizou o site
www.udesc.br/sistemas/office365, que traz informações sobre o sistema e dezenas de tutoriais. Lá, você pode saber como acessar as contas de e-mails dos setores (acesso compartilhado), entre outros procedimentos.
Além dos servidores, os estagiários que atuam na Udesc também poderão ativar uma conta de e-mail institucional. Para isso, basta acessar o
IdUdesc, criar uma senha e seguir as inscrições na aba para criar a conta.
Sistema mais moderno
O sistema Office 365 é mais moderno, tendo 50 Gigabyte (Gb) de capacidade na caixa de entrada; 1 Terabyte (Tb) de armazenamento de arquivos em nuvem, pelo OneDrive (uma espécie de pendrive virtual); licença gratuita a programas como Word, Excel, Skype e Powerpoint. O acesso em tablets e celulares é responsivo, ou seja, adaptado a cada tela, com layout próprio para dispositivos móveis.
O objetivo é modernizar ainda mais a comunicação na Udesc, a partir de um sistema único de correio eletrônico, com fluxo melhor de informações entre servidores e alunos.
Confira abaixo mais informações sobre a migração de e-mail:
O que é o Office 365?
O Office 365 é a versão do pacote Office da Microsoft que roda diretamente no seu navegador de internet, ou seja, na nuvem. Ou seja, não é preciso instalar nenhum problema no seu computador. É um pacote com aplicações que auxiliam o mundo corporativo, educacional e pessoal.
Meu endereço de e-mail mudou?
Não. Sua conta de e-mail institucional nome.sobrenome@udesc.br continua a mesma.
Como ocorreu migração? Eu perdi as mensagens e pastas do Expresso?
A migração é a transferência das contas de e-mail armazenadas no Expresso para o Office 365. Na prática, após a migração, quando você acessar o Office 365, todos os e-mails e pastas que estavam no Expresso estarão na plataforma Office 365 sem perda de mensagens.
Como eu acesso meus e-mails após a migração?
Você pode acessar seus e-mails através do endereço office.udesc.br ou clicando no logo do Office 365 no site principal da Udesc. Para fazer "login" na plataforma, entre com CPF@udesc.br e utilize a mesma senha que você utilizava para acessar o Expresso.
O que aconteceu com as contas setoriais?
As contas de e-mail setoriais (ex: reitor@udesc.br, comunicacao@udesc.br, proen@udesc.br, licitacao@udesc.br) também foram migradas e podem ser acessadas com "caixa de e-mail compartilhada". Ou seja, o técnico, professor ou estagiário com permissão de acessar a conta setor pode visualizá-la em uma única tela, na sua conta pessoal. As contas setoriais não fazem "login" no Portal Office 365.
Então, como eu acesso as contas setoriais pelo meu e-mail?
Há dois métodos para vincular a conta setorial ao seu e-mail. Acesse os tutoriais
1 ou
2 e siga as instruções.
Os contatos e os eventos de calendário foram migrados?
Não. Porém, o Expresso ficará ativo a todos os usuários apenas para consulta de contatos, de endereços e de histórico de eventos de calendário. Assim, os usuários podem copiar manualmente seus contatos externos para o Office 365.
Como acesso os sistemas administrativos e acadêmicos?
O Expresso também ficará ativo para consulta de links aos sistemas administrativos e acadêmicos. Importante: não será mais possível enviar e receber e-mails pelo Expresso.
Como acessar o e-mail no meu smartphone ou tablet?
Obtenha mais informação sobre o modo de configuração acessando http://www.udesc.br/sistemas/office365/office365mobile.
Onde posso consultar tirar mais dúvidas?
No site oficial do Office 365:
www.udesc.br/sistemas/office365.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010